Comer antes de qualquer prática esportiva é essencial para que não haja nenhum desconforto durante o exercício, como hipoglicemia e, consequentemente, queda de pressão. De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, é necessário alimentar-se até uma hora antes das atividades físicas.
Por isso, a especialista elenca cinco alimentos que podem ser consumidos antes dos treinos:
Batata Doce
Queridinha dos atletas, o tubérculo fornece energia de forma rápida e saudável, além de conter baixo índice glicêmico, ou seja, não faz com que o nível de glicose no sangue dispare de uma só vez. "A batata doce é rica em minerais bons para os músculos, como potássio, fósforo e ferro. Portanto, consumi-la antes do treino pode ajudar para que o trabalho corporal seja mais efetivo, já que ela libera energia para os músculos aos poucos", pontua.
Leia mais:
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Londrina registra 16 casos confirmados de dengue em 2025; 213 estão em análise
Lanches leves
Outra opção é fazer um lanchinho antes do treino, com pão integral, alface, tomate, patê e queijo – que de preferência deve ser o menos gorduroso possível. Além de uma opção leve, é também rica em minerais e vitaminas que devem ser repostas antes e depois dos treinos.
Banana
Por ser rica em carboidrato e potássio, a fruta é responsável por balancear a água no organismo, além de promover um relaxamento muscular. A falta deste mineral no corpo pode causar câimbras e dores durante e após as atividades físicas.
Grãos integrais
Ricos em fibras, grãos integrais têm baixo índice glicêmico, que permite ao alimento ser absorvido lentamente pelo organismo. "São ótimos para o pré-treino, já que são fonte direta de energia, além de serem muito saudáveis", explica.
Suco de frutas
Além de práticos, são perfeitos para serem consumidos antes de qualquer exercício. A frutose é fonte energética e o índice glicêmico pode variar de acordo com a fruta escolhida. Têm fibras e vitaminas que estimulam os músculos e favorecem sua recuperação.