Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NOVIDADE

Confira perguntas e respostas sobre o novo decreto do uso de máscaras no Paraná

Redação Bonde com AEN
17 mar 2022 às 14:03

Compartilhar notícia

- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta quarta-feira (16) a lei que derrubou a obrigatoriedade do uso de máscaras no Paraná. 


Logo após a sanção, o Governo do Estado publicou um decreto com detalhes sobre os locais onde o uso pode ser flexibilizado e as situações em que ainda é necessário utilizar o equipamento de proteção. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o texto, o uso em espaços ao ar livre será opcional, enquanto em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) será obrigatório.

Leia mais:

Imagem de destaque
combate à obesidade

Queda de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

Imagem de destaque
Na capital

São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em pessoa em 2025

Imagem de destaque
Confira recomendações

Verão acende alerta ao câncer de pele; tecnologia aprimora diagnóstico precoce

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão


A liberação também vale para crianças menores de 12 anos, a critério dos pais, em espaços abertos ou fechados. A OMS (Organização Mundial da Saúde) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda o uso. A Secretaria de Estado da Saúde vai emitir algumas resoluções para regulamentar as regras de uso em alguns espaços públicos.

Publicidade


Para esclarecer alguns tópicos, a Agência Estadual de Notícias preparou um guia com perguntas e respostas.

Publicidade


Havia uma lei que obrigava o uso de máscaras no Paraná?


O uso de máscaras era obrigatório no Estado desde 28 de abril de 2020. Na ocasião, o Paraná registrava 1.186 casos confirmados e 75 óbitos por Covid-19. 

Publicidade


O que mudou agora?


A lei que instituía a obrigatoriedade perdeu a validade. A partir de agora, as decisões acerca do uso de máscaras serão do Poder Executivo, sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde, o que torna as regras mais dinâmicas, de acordo com os cenários que se apresentarem.

Publicidade


Por que mudou?


Dois anos após o início da pandemia o cenário é outro. No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 3,7 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Mais de 50% das crianças de 5 a 11 anos também já receberam a primeira dose. Houve, ainda, redução no número de mortes e de casos mais graves da doença após o pico da Ômicron, no começo do ano. A média móvel de casos caiu 58% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 51% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 36% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, com tendência de queda. A decisão também acompanha a determinação de outros estados e países.

Publicidade


O que diz esse novo decreto?


O uso de máscaras em espaços ao ar livre é opcional, enquanto em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) o uso será obrigatório. Essa decisão é própria de cada indivíduo.

Publicidade

A liberação também vale para crianças menores de 12 anos, a critério dos pais ou responsáveis, em espaços abertos ou fechados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda o uso.


Como essa regra será aplicada nas cidades diante de outros decretos e leis municipais?


O Decreto do Estado tem validade em todo o território do Paraná, é a nova "norma geral". No entanto, se algum município tiver lei que impõe o uso de máscaras, essa é a orientação que deve ser seguida naquele local.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo