Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuide-se!

Com sintomas de dengue? Procure atendimento rápido, alerta Saúde de Londrina

Micaela Orikasa - Grupo Folha
28 jan 2022 às 08:32

Compartilhar notícia

- Divulgação/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A diretora de Vigilância em Saúde, da secretaria municipal de Saúde Londrina, Fernanda Fabrin, diz que as pessoas com suspeita de dengue devem buscar atendimento o mais breve para um possível diagnóstico. “Esses pacientes precisam de uma avaliação precoce para um melhor manejo clínico destes casos”, explica. Dados apresentados pela secretaria nesta quinta-feira (27) apontam que o município está em estado de alerta para a doença.


De acordo com Fabrin, até o quinto dia do aparecimento dos sintomas, as equipes conseguem realizar um exame específico de arbovirose, que identifica qual é o tipo de vírus (Dengue, Zika, Chikunguya). "Esse período também é importante para darmos início ao tratamento dos sintomas e às orientações de hidratação, principalmente em idosos e crianças. Em alguns casos, pode ser necessária a hidratação endovenosa com soro”, afirma.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Fabrin acredita que não haverá uma sobrecarga na rede de saúde municipal por conta da medida adotada pela Prefeitura de Londrina, que permite que servidores municipais e algumas empresas aceitem somente o laudo positivo para Covid para o afastamento dos trabalhadores, seguindo o protocolo de isolamento de sete dias para assintomáticos, 10 dias para casos leves e 20 dias para casos mais graves.  "A gente percebe que 30% dos exames são feitos em farmácias. Com o teste positivo, essas pessoas buscam atendimento para ter o atestado médico em mãos. Diminuindo essa demanda, conseguimos desafogar o serviço", diz. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres

Imagem de destaque
Análise

Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente

Imagem de destaque
Novos dados

Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo