Estudo realizado por pesquisadores do Canadá revelou que tirar a marca, cor e descrições do maço de cigarro pode reduzir o apelo que o produto tem sobre as jovens brasileiras. A pesquisa entrevistou 640 brasileiras de 16 a 26 anos. O trabalho foi publicado na revista "BMC Public Health" deste mês.
Através de um teste on-line, as participantes viam imagens de maços de cigarro e avaliavam qual embalagem era mais atrativa. Desta forma, era possível perceber o gosto, a atração, o risco à saúde, a imagem do fumante e a potencial maciez na garganta de diferentes cigarros.
No teste, foram apresentados três tipos de maço: com marcas cores e descrições; com nome e descrições do cigarro, mas sem cores e desenhos; apenas com o nome do cigarro.
A conclusão da pesquisa aplicada no Brasil indica que tirar as marcas e cores do cigarro reduz o apelo ao consumo, diz Christine White, da Universidade de Waterloo (Canadá) em entrevista à Folha de São Paulo.
A pesquisa ainda concluiu que maços finos e com nome glamourosos influenciam a preferência das mulheres.
(Com informações da Folha de São Paulo)