A campanha de vacinação contra a gripe que teve início dia 22 de abril continua em todo o País. Conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, enviada às cidades no início de agosto, a faixa etária de alguns grupos foi ampliada, a fim de utilizar todas as vacinas contra a gripe disponibilizadas para os municípios.
Desde o começo da vacinação, os grupos prioritários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para receberem as vacinas eram: crianças de seis meses até menores cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A Secretaria de Saúde de Cambé informa que, no início deste mês, adolescentes de 11 a 17 anos e adultos de 55 a 60 anos foram incluídos nos grupos prioritários, ou seja, podem ser vacinados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) gratuitamente.
Segundo comunicado emitido pela Secretaria, ficou a cargo de cada município selecionar quais grupos seriam classificados como prioritários, caso houvesse doses remanescentes. A Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio da Vigilância Epidemiológica de Cambé, está disponibilizando a vacinação contra a gripe também para os professores da rede municipal de ensino, considerando que a classe permanece em contato direto com crianças – faixa etária mais suscetível a contrair o vírus da gripe. Ao todo, 561 professores integram a rede de ensino em Cambé.
Leia mais:
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Londrina registra 16 casos confirmados de dengue em 2025; 213 estão em análise
Até esta segunda (11), 4.624 crianças (crianças de seis meses até menores cinco anos) foram vacinadas, o que corresponde a 81,86% da meta. No grupo das gestantes, 608 grávidas foram vacinadas, o que corresponde a 83,73% da meta; no das mulheres puérperas, 144 mulheres foram imunizadas (90,57% da meta) e entre os idosos, 9.676 receberam a vacina, atingindo 84,36% da meta.
A meta geral do município era vacinar 20.808 pessoas. Até a primeira semana de agosto, 16.990 pessoas haviam sido vacinadas, o que atinge 81,65% do planejado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é necessário que as pessoas que se encaixam nos grupos citados sigam até as Unidades de Saúde do município para que sejam vacinadas.
Adolescentes que se vacinaram contra o vírus HPV também podem se vacinar contra a gripe sem qualquer restrição.