Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Redação Bonde com AEN
23 abr 2024 às 18:40

Compartilhar notícia

- Arquivo/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou nesta terça-feira (23) o novo boletim epidemiológico da dengue. Segundo dados do boletim, a 17ª Regional de Saúde de Londrina contabiliza 25.030 positivados de dengue. Em todo o Paraná os casos confirmados da doença somam 260.517, sendo 41.472 a mais que no boletim semanal anterior.  


Foram registrados também mais 31 óbitos, sendo 3 em Apucarana (região Norte do Paraná), totalizando 171 mortes pela doença neste período epidemiológico, que teve início em 30 de julho de 2023 e segue até julho de 2024.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os municípios que confirmaram novas mortes são: Apucarana (3), Ivaí (1), Ponta Grossa (1), Chopinzinho (1), São João (1), Ampére (1), Dois Vizinhos (1), Pranchita (1), Santo Antônio do Sudoeste (3), São Jorge do Oeste (2), Boa Vista da Aparecida (2), Cascavel (7), Quedas do Iguaçu (1), Pérola (1), Mandaguari (1), Marialva (1), Sarandi (2) e Guaíra (1). Das 171 mortes no Estado 85 são mulheres e 86 homens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Problemas no estoque

Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas

Imagem de destaque
Novembro azul

Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres


Dos 399 municípios, apenas quatro seguem sem confirmações de dengue: Agudos do Sul e Doutor Ulysses, da 2ª Regional de Saúde, Fernandes Pinheiro, da 4ª RS, e Santana do Itararé, da 19ª Regional.

Publicidade


A 10ª Regional de Saúde de Cascavel é a que concentra o maior número de diagnósticos confirmados, com 35.793, seguida da 8ª RS de Francisco Beltrão (32.491), 16ª RS de Apucarana (29.565), 17ª RS de Londrina (25.030), 15ª RS de Maringá (22.868) e 11ª RS de Campo Mourão (20.406). Com relação aos óbitos, as regionais com maior número são a 17ª RS de Londrina, com 34 mortes, 10ª RS de Cascavel (25), 16ª RS de Apucarana (21), 8ª RS de Francisco Beltrão (20) e 20ª RS de Toledo (14).


“Continuamos realizando diversas ações conjuntas com os municípios para conter o aumento do número de casos e óbitos. Reforço a importância e faço um apelo para que a população se junte a nós nessa luta contra o mosquito. Precisamos da colaboração de todos neste processo de remoção e eliminação de criadouros. Só conseguiremos êxito com a colaboração e participação de todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Publicidade


CHIKUNGUNYA


 O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Durante este período epidemiológico não houve confirmação de casos de zika. São 109 notificações e nenhum caso ou óbito confirmado. O novo boletim registrou 11 novos casos de chikungunya, somando 115 confirmações da doença no Estado. Do total, 73 são autóctones e 28 considerados importados. Desde o início do atual período epidemiológico foram registradas 1.304 notificações.

Publicidade


Confira o informe semanal AQUI e mais informações sobre a dengue estão neste link.


COMITÊ

Publicidade


 Para reforçar a necessidade de conscientização e de fiscalização, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, esteve presente, nesta terça-feira (23), na 4ª reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue, que visa implementar iniciativas para intensificar a luta contra a doença.


"Precisamos ampliar as ações com as instituições para garantir uma ramificação em todo o Estado, expandido ações e a conscientização coletiva. É fundamental baixar o número de casos ainda antes do frio e, principalmente, cuidar de erradicar focos do mosquito Aedes aegypti”, afirmou o secretário.


Durante o encontro, foi apresentado um panorama da situação epidemiológica da dengue no Paraná, juntamente com a atualização das medidas em andamento por parte das entidades envolvidas, como secretarias de Estado, órgãos governamentais, representantes do Sesc/PR (Serviço Social do Comércio) e autoridades.


LEIA TAMBÉM: 


Imagem
Operação em Londrina e região visa grupo que lavava dinheiro de tráfico de drogas em postos de combustíveis
Uma organização criminosa de Londrina e região ligada a lavagem de dinheiro proveniente de tráfico de drogas é o alvo da PCPR (Polícia Civil do Paraná) em operação que ocorre na manhã desta terça-feira (23).
Imagem
Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia
A secretaria de Administração de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) informa que 15.484 candidatos estão com as inscrições homologadas e vão fazer as provas do concurso público que vai contratar 236 servidores em 55 cargos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo