Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Medicamento aprovado

Anvisa concede registro a terceiro medicamento oral para hepatite C

Redação Bonde/ Agência Brasil
30 mar 2015 às 17:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nesta segunda-feira (30) o registro do sofosbuvir, indicado para o tratamento da hepatite C crônica. Este é o terceiro medicamento aprovado para a doença desde o começo do ano. Segundo o Ministério da Saúde, juntos, eles compõem um tratamento que oferece cura a cerca de 90% dos pacientes.

O registro dá apenas permissão para a comercialização do produto no país. Para que ele seja distribuído pela rede pública, é necessário que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) avalie a viabilidade. A expectativa do Ministério da Saúde é que a análise seja feita até o final deste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pasta havia pedido urgência na análise do registro do medicamento pela Anvisa, já que o considera de interesse estratégico para as políticas de tratamento de hepatite do Ministério da Saúde. No Brasil, calcula-se que de 1,4 a 1,7 milhão de pessoas estejam infectadas pelo vírus, sendo a maior parte com 45 anos ou mais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Busca por exames cresceu

Consultas médicas e internações caem nos últimos quatro anos

Imagem de destaque
Trabalho em equipe

Vacinas: combate às fake news deve focar em quem tem dúvidas, afirma Opas

Imagem de destaque
Avanço na ciência

Mulheres infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Imagem de destaque
48,88%

Menos da metade das doses distribuídas contra a dengue constam como aplicadas


O daclatasvir, o simeprevir são os outros dois remédios que compõem o trio registrado em 2015. Além de maior índice de cura, os remédios diminuem o tempo de tratamento de um ano para três meses, reduzem o número de comprimidos e são de uso oral. A expectativa do Ministério da Saúde é que o novo tratamento beneficie 60 mil pessoas nos próximos dois anos.

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão ocorre, dentre outras formas, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para preparo e uso de drogas, objetos de higiene pessoal, como lâminas de barbear e depilar, alicates de unha, além de outros objetos contaminados com o vírus que tenham sido usados para fazer tatuagens e colocar piercings. Há também transmissão vertical (de mãe para filho) e sexual.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade