A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou nesta terça-feira (16) para a falsificação da solução injetável Somatropina 20 mg. Trata-se de um hormônio que age no metabolismo de lipídios (gorduras do sangue), carboidratos e proteínas, estimula o crescimento e aumenta a velocidade em crianças com deficiência de hormônio de crescimento (GH) endógeno produzido pelo organismo.
Com as denúncias, a Agência encaminhou dossiê de investigação sanitária à Polícia Federal, para auxiliar nas investigações quanto às denúncias de falsificação. Foram identificados no mercado brasileiro produtos com rótulos não originais ou com a impressão de lotes não reconhecidos pelos fabricantes como: Saizen (fabricante Merck S/A), somatropina, lote AB000569 (Alerta Rápido BR/ Falsificação/208.1.0); e Norditropin (fabricante Novo Nordisk), somatropina,lote Lk96m38.
A cada denúncia recebida, a Anvisa ainda emitiu alertas rápidos por meio de comunicados de informação urgente a destinatários nacionais ou internacionais, além de publicar medidas preventivas de apreensão, inutilização e proibição de comercialização, distribuição e uso dos produtos. RE 2.617/2022 e RE 2.560/2022
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Suspeitas
Se houver suspeita de medicamento falso, a orientação da Anvisa é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fabricante para identificar se o produto é original. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e na bula dos produtos.
A própria empresa deve encaminhar as informações para a Anvisa, se suspeitar de falsificação.