A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) reforçou nesta semana a importância da adesão dos municípios paranaenses às vagas ofertadas pelo Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos.
O novo edital, que prevê 338 vagas em 151 municípios, exige a confirmação por parte dos gestores municipais ao programa.
Leia mais:
Queda de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS
Em Arapongas, Caps Infantil completa um mês de funcionamento
São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em pessoa em 2025
Sema cogita até abate de pombos para combater infestação no centro de Londrina
A ação dá início ao 28º ciclo do Mais Médicos e as adesões devem ser exclusivamente pelo sistema e-gestor até o dia 25 deste mês, com o resultado sendo publicado no dia seguinte. Nesta fase, o programa irá dedicar profissionais para atuação na Atenção Primária à Saúde, podendo expandir, posteriormente, o atendimento em ações especializadas, como assistência à população indígena e Atenção Prisional.
A lista completa dos municípios contemplados, bem como o número de vagas ofertadas, pode ser conferida no DOU (Diário Oficial da União).
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, classificou a medida como um importante reforço assistencial para o Estado.
“O programa é imprescindível para garantir o atendimento em áreas de maior vulnerabilidade social e que possam apresentar escassez de profissionais. Essa é uma parceria que buscamos expandir com o governo federal, a fim de garantir que nenhum paranaense fique desassistido. Por isso, é de grande importância que os municípios contemplados confirmem sua adesão”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Mais Médicos tem como objetivo diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o SUS, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde; ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população; e aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde e na organização e no funcionamento do SUS.