A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) liberou, a partir desta quinta-feira (26), a aplicação da dose de reforço (terceira dose) da vacina contra a covid-19 para as crianças de sete e oito anos.
Em Londrina, há cerca de cinco mil crianças, com esta faixa etária, aptas a receber a vacina da fabricante Pfizer-Biontech.
A medida foi tomada devido à baixa procura pela vacinação do grupo anterior (cinco e seis anos). De acordo com a SMS, das mil vagas ofertadas para esta semana, apenas 300 foram preenchidas até o momento.
Leia mais:
Cinco minutos de atividades físicas ajudam a controlar pressão alta, sugere estudo
Campanha alerta pais a respeito de sintomas de diabetes em crianças
Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
“Estamos iniciando esta faixa etária com remanescentes de vacinas que temos e a nossa expectativa é que na próxima semana a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) possa enviar novo lote. Entretanto, fazemos um apelo aos pais e responsáveis pelas crianças com estas idades, para que vacinem seus filhos”, ressaltou o secretário da pasta, Felippe Machado.
Nos próximos dias, as seguintes UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ofertarão as doses: na sexta-feira (27), as unidades do Jardim do Sol e Alvorada (oeste), União da Vitória (sul) e Marabá (leste). Na segunda-feira (30), as UBSs do Guanabara e Vila Casoni (centro), Parigot de Souza e Aquiles Stenguel (norte); Piza (sul), Armindo Guazzi e Marabá (leste).
A data e horário da aplicação da dose deve ser agendados pelo portal da Prefeitura,aqui. Podem receber a dose de reforço as crianças que receberam as duas primeiras doses da vacina há mais de 4 meses.
Após o agendamento da data da aplicação no site, é necessário imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação covid-19 e um documento de identificação com foto.
PFIZER BABY
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a Prefeitura estima receber, junto com mais vacinas para crianças e adolescentes, novo lote da Pfizer Baby, específica para crianças de seis meses a menores de três anos.
“Com isso, já estamos nos organizando para poder ampliar a vacinação para esta faixa etária, provavelmente na próxima semana”, adiantou.