Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Redação Bonde com AEN
12 dez 2024 às 14:08

Compartilhar notícia

- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) pede que a população doe sangue antes das festas de fim de ano para reforçar os estoques e garantir o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões durante este período, tradicionalmente marcado por maior demanda nos hospitais e serviços de saúde. A doação pode ser feita em uma das 23 unidades do Hemepar espalhadas pelo Estado.


De acordo com a coordenadora do Hemepar, Vivian Raksa, as festas de fim de ano são momentos críticos para os estoques de sangue devido à redução no número de doadores e à maior demanda por transfusões. “O Natal e Ano-Novo são momentos de celebração e união, mas também de conscientização. Precisamos garantir que os estoques de sangue estejam em níveis adequados para atender a todos que necessitem. Cada doação pode salvar até quatro vidas e fazer a diferença para muitas famílias”, enfatiza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na última semana, o Hemepar Curitiba observou uma queda no número de doadores. Em dias normais, cerca de 160 a 190 pessoas comparecem à unidade da capital para doar sangue. No mês de dezembro, esse número cai para 100 a 120 doações diárias, reforçando a necessidade de engajamento da população.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil

Imagem de destaque
Passará por reforma

Saúde de Londrina desiste da transferência do UPA Sol para prédio do Mater Dei

Imagem de destaque
No Jardim Santo André

Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal

Imagem de destaque
Entenda

Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo


Para evitar a falta de sangue, a Sesa (Secretaria estadual da Saúde) recomenda que os doadores assíduos programem suas visitas aos bancos antes do início do período de férias. Além disso, reforça o convite para que toda a população, inclusive quem ainda não é doador, participe deste ato de solidariedade.

Publicidade


Doador voluntário 


Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 50 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Homens podem doar a cada dois meses, enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações.

Publicidade


São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, além de quatro tubos para exames laboratoriais. Diariamente, o Hemepar encaminha cerca de 700 bolsas de sangue para hospitais em todo o estado, totalizando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano.


As doações podem ser realizadas em todas as unidades do Hemepar no Paraná. Para localizar a unidade mais próxima e agendar a doação, acesse o site www.hemepar.pr.gov.br ou entre em contato pelo telefone disponível em cada unidade.


Leia também:

Imagem
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Atendendo a um pedido da empresa, a prefeitura autorizou um aditivo de tempo para a obra de mais três meses.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo