Neste domingo (03) é celebrado o “Dia Mundial do Dentista”. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, é essencial que a população continue visitando o dentista regularmente e siga com os tratamentos odontológicos. A professora do curso de odontologia da Unopar, Mayara Martin Fernandes, explica que deixar os cuidados com a saúde bucal pode ser extremamente prejudicial para o organismo.
Uma pesquisa realizada com mais de 330 mil dentistas brasileiros apontou que o número de consultas odontológicas na rede pública do Brasil caiu 80% desde o início da pandemia do coronavírus. Segundo o estudo realizado por equipes de Pelotas (RS), os pacientes só procuraram os dentistas quando o caso era urgente.
“Isso é extremamente prejudicial, pois doenças bucais como gengivite e periodontite ou vícios como o tabagismo, por exemplo, podem gerar uma inflamação sistêmica que vai além da boca, podendo ocasionar problemas pulmonares e cardíacas. Portanto, é essencial manter a saúde bucal, ainda mais no atual cenário que vivemos hoje com a pandemia de Covid-19”, explica a especialista.
Leia mais:
Instituto Não Me Esqueças oferece palestra e curso gratuitos sobre Alzheimer
Saúde reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal
Cai consumo de cigarros ilegais no Brasil, mas mercado teme revés com alta de imposto
Regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná com 898 casos
Atendimento odontológico gratuito
Na clínica de odontologia da Unopar, que atende gratuitamente à população de Londrina e região, todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos pacientes, alunos, professores e outros servidores estão sendo seguidos.
Nos atendimentos odontológicos, os alunos, professores e profissionais usam os equipamentos de proteção, como: máscaras, gorros, óculos de proteção, jalecos descartáveis, protetor facial, luvas descartáveis e fazem higienização das mãos, limpeza e desinfecção da superfície do equipamento odontológico, esterilização dos materiais odontológicos, calçados fechados, aferem temperatura na entrada da clínica e adotam outras medidas de biossegurança.
A clínica da Unopar atende gratuitamente a população em geral, idosos, bebês, crianças, adolescentes, e portadores de necessidades especiais, onde são realizados procedimentos como extração de terceiros molares inclusos, extrações em geral, próteses, restaurações, canal e limpeza dentária. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio que pode ser feito pelo telefone (43) 3371-7767.