Saúde

Curso capacita médicos e enfermeiros para atendimento aeromédico com helicópteros

30 jul 2024 às 10:15

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) promoveu na cidade de Cascavel, no Oeste do Estado um curso de operador de suporte médico para as equipes que compõem as tripulações aeromédicas da UAP (Unidade Aérea Pública), e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Paraná.


Ao todo, 20 profissionais entre médicos e enfermeiros, das bases aeromédicas de Maringá, Ponta Grossa, Londrina e Cascavel, concluíram o treinamento, na sexta (26) e no sábado (27).


“Esse é o quarto curso organizado pela Sesa e tem como objetivo aprimorar e padronizar os processos operacionais das equipes para o atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar com a utilização de helicóptero”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.


Na prática, o curso permite a formação e a autorização técnica em termos de voo para que o médico e o enfermeiro possam trabalhar nestes helicópteros. O serviço aeromédico do Paraná é autorizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e segue as diretrizes dispostas no RBAC (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil) nº 90. O curso ofertado pela Sesa segue as orientações do RBAC.



Neste treinamento são abordadas questões como segurança operacional dentro e fora da aeronave, as funções do helicóptero desde a parte mecânica, estrutural, de peso e balanceamento, do clima e de abastecimento, habilitando os profissionais para atendimentos com a utilização destas aeronaves.


ATENDIMENTO


Desde sua implantação, em 2007, o serviço aeromédico do Paraná já realizou mais de 30 mil atendimentos, que incluem o socorro a vítimas de acidentes, casos de emergência clínica, como infarto e AVC, transferência de pacientes graves e também o transporte de órgãos para transplante.


O diretor de Gestão em Saúde da Sesa e gestor da UAP, Vinícius Filipak, participou do curso e falou sobre a importância do treinamento. “O Governo do Estado está na vanguarda da qualificação dos seus profissionais, visando a atualização e valorização deste trabalho para que mais vidas continuem sendo salvas todos os dias”, ressaltou.


Continue lendo