A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou nesta terça-feira (21) o novo boletim semanal da dengue com 418 novos casos da doença e nenhum óbito no Paraná. Com isso, são 3.091 confirmações desde o início do atual período epidemiológico, em 30 de julho. No total, há 25.275 notificações e 5.978 casos em investigação.
No período, foi registrada a morte de um homem, residente do município de Marilena, região Noroeste, de abrangência da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí.
Dos 399 municípios, 203 tiveram casos confirmados e 344 registraram notificações. As Regionais de Saúde com mais casos confirmados de dengue são Maringá (614), Londrina (605), Paranavaí (401), Paranaguá (245) e Foz do Iguaçu (213).
Chikungunya e zika
O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela
transmissão de zika e chikungunya. Desde o início deste período não
houve confirmação de casos de zika. Foram registradas 26 notificações.
O panorama de chikungunya no Paraná apresenta 275 notificações, 17 casos confirmados da doença e nenhum óbito.
Leia mais:
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Saúde de Londrina desiste da transferência do UPA Sol para prédio do Mater Dei
Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Dia D
A Sesa realiza nesta quarta-feira (22) o Dia D de Combate à Dengue, quando será lançada a nova campanha publicitária estadual: "Paraná Contra a Dengue". O lançamento será em Londrina, no Noroeste do Estado, e contará com atividades de mobilização e prestação de serviços à comunidade, além de ações reforçando a importância da promoção da saúde do homem em razão do movimento Novembro Azul - 2023.