1 Em uma panela, misture o leite e a farinha de aveia e o ágarágar e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Tire a panela do fogo, junte o extrato de baunilha e o xarope de agave e bata com um míxer.
2 - Leve de volta ao fogo, Assim que a mistura ferver, tire do fogo e despeje em uma fôrma refratária ou em ramequins, Deixe esfriar e mantenha na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.
3 Passe uma faca em volta do creme para soltar as beiradas e vire cada fôrma sobre um prato de servir. Prepare a calda. Em uma tigela, coloque a manteiga de avelã, o cacau em pó e o xarope de agave. Bata com um fouet.
4 - A cobertura deve ter a consistência de um creme nem muito espesso, nem muito líquido. Para chegar no ponto certo, talvez seja preciso acrescentar um pouco de leite de oleaginosas ou água.
5 O leite de aveia pode ser substituído por uma bebida de soja com sabor de baunilha; nesse caso, não é preciso usar extrato de baunilha no preparo.
6 - Você também pode usar o leite vegetal, prefira o de avelã; nesse caso, como esse tipo de leite tem pouca gordura, a panna cotta tende a ficar aguada e bio-colorida (translúcida na parte de cima e esbranquiçada na base), mas não se preocupe: o sabor não vai deixar a desejar.