Modo de preparo
- Prepare o recheio de linguiça frescal: retire a tripa da linguiça e reserve o recheio. Refogue a cebola com óleo e acrescente as linguiças. Deixe dourar bem, pingando água quando necessário para não queimar. Coloque os tomates cortados em cubos grandes e cozinhe até começarem a desmanchar. Desligue o fogo e finalize com cebolinha picada. A mistura não deve ficar muito líquida.
- Para fazer a pamonha, descasque e lave as espigas de milho e separe as cascas maiores. Branquei-as e reserve para montar as pamonhas.
- Rale o milho em um ralador grosso sobre uma vasilha para colher o caldo. Ralar o grãos ajuda o milho a soltar mais amido e engrossar a pamonha. Passe o milho ralado em uma peneira fina para separar o bagaço do líquido. Tempere com sal e manteiga derretida. Dobre a casca maior do milho criando um "copo", dobrando o fundo para a massa não escorrer. Coloque a massa da pamonha até metade da altura e o recheio de sua preferência (queijo frescal em palitos grossos ou linguiça refogada) e feche com outra casca de milho. Amarre com barbante. Cozinhe em água fervente por 30 minutos.
- Dica: para fazer pamonha doce, acrescente açúcar a gosto à massa junto da manteiga e sal e deixe sem recheio.