Modo de preparo
Limpar e cortar a carne em cubos de aproximadamente 4 cm. Temperar com sal e pimenta a gosto. Numa panela alta (de preferência, de barro) refogar o toucinho. Juntar a cebola e o alho. Dourar. Juntar a carne, o tomate, o louro, o cheiro verde, a alfavaca, o extrato de tomate e o cominho. Cobrir tudo com caldo de carne.
Como vedar a panela
Amolecer uma folha de bananeira em cima de uma chapa ou em água quente. Amarrá-la sobre as frestas da panela já tampada com barbante. Por cima, vedar com a massa que deve ser feita misturando os demais ingredientes até alcançar a textura adequada. Levar a panela em fogo bem baixo por aproximadamente 12 horas.
É importante que este lacre não se rompa. Como o barreado demora bastante para ficar pronto, é fundamental manter a panela bem fechada para a que o caldo não evapore. Caso apareçam 'rachaduras' na massa que veda a panela, retoque para cobrir qualquer fresta.
O preparo do barreado à mesa
Depois de pronto, uma vez que o barreado está sobre a mesa, este deve ser feito da seguinte maneira: num prato fundo, colocar 2 colheres de farinha de mandioca. Adicionar uma concha do caldo e misturar bem fazendo o pirão escaldar (cozinhar a farinha). Sobre esse pirão, colocar uma concha da carne do Barreado, e misturar bem. Cortar uma banana em rodelas e saborear junto do pirão.
Dicas:
* Tradicionalmente o barreado é feito em fogão a lenha, mas pode ser feito no fogão a gás.
* Existem variações da receita original que permitem a qualquer pessoa preparar uma versão simplificada do Barreado em fogão a gás e panela de pressão. Certamente, isto demanda bem menos tempo de cozimento, algo em torno de 4 horas. Todavia, alertamos que o sabor final pode ficar muito aquém do verdadeiro Barreado.