Modo de preparo
Em uma chapa ou frigideira antiaderente, grelhe a banana em rodelas e o queijo coalho em cubinhos. Reserve.
Separe a carne da gordura do pernil e pique ambos em cubinhos. Reserve. Aqueça uma panela grande de fundo grosso e derreta a manteiga. Junte a gordura do pernil e deixe em fogo médio/baixo até derreter boa parte dela. Nesse ponto, junte o paio e deixe dourar. Acrescente o alho, refogue brevemente, aumente o fogo e coloque a carne picada de pernil na panela. Aguarde a carne dourar de todos os lados e então adicione os outros temperos: cúrcuma, sálvia, louro e cebola. Salpique 1 colher (chá) de sal e despeje o vinho branco. Mexa para soltar eventuais crostinhas formadas no fundo e deixe cozinhar até o vinho evaporar por completo.
Retire o ramo de sálvia, coloque mais uma colher de manteiga e frite o arroz. Junte a outra colher de sal e cubra com o caldo de legumes fervente. Abaixe a chama do fogo, tampe a panela e aguarde o arroz cozinhar.
Antes da água secar completamente, quando ainda houver uma camada fininha, misture os grãos de feijão cozido, um pouco mais da manteiga, o queijo coalho e o cheiro verde. Desligue o fogo, tampe novamente a panela e deixe os sabores curtirem por alguns instantes ou de um dia para o outro na geladeira. Na hora de servir, reaqueça se necessário e decore com as rodelas de banana grelhada.
Dicas
Acompanhe com um bom azeite e pedaços de limão. Nesse baião de dois da foto, coloquei também alguns trevos para darem um toque azedinho ao prato.