Outras modalidades

Presa por assistir jogo de vôlei masculino, jovem ganha liberdade condicional no Irã

24 nov 2014 às 17:17

No último domingo, a jovem britânica de origem iraniana Ghoncheh Ghavami foi colocada em liberdade condicional, segundo informações do seu irmão Iman Ghavami. Ela foi condenada a um ano de prisão após tentar assistir uma partida de vôlei masculino em Teerã.

- Foi colocada em liberdade condicional e está com nossos pais. Não esperávamos isto. Consegui falar com ela apenas por alguns segundos. Ela estava feliz, mas sofre, aparentemente, de problemas gástricos, ligados a sua greve de fome - disse o irmão da jovem.
Ela foi detida em 20 de junho e estava em greve de fome desde o início de novembro. Também por isso, ela emagreceu cerca de 10 quilos.


O advogado da menina chegou a anunciar que a acusação seria por 'propaganda contra o regime'. No Irã, as mulheres não têm o direito de assistir partidas masculinas sob a justificativa oficial de que devem ser poupadas dos comportamentos obscenos da torcida masculina.

- De fato, ela foi condenada na semana passada a um ano de prisão e a dois anos de proibição de deixar o território iraniano. Ela já cumpriu cinco meses e o tribunal de apelações ainda deve decidir na próximas duas ou três semanas se ela deve voltar para a prisão ou não. Todo mundo sabe que ela não fez nada. Ela nunca deveria ter sido mantida na prisão por cinco meses - desabafou o irmão.


Continue lendo