A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou nesta quinta-feira a lista dos melhores goleiros do mundo nos últimos 25 anos. O italiano campeão do mundo em 2006, Gianluigi Buffon, foi considerado o melhor arqueiro do planeta, com 226 pontos. Casilllas, capitão espanhol no último mundial, foi o segundo colocado, com 213 pontos.
A torcida atleticana pode comemorar a colocação de Cláudio André Mergen Taffarel, ou simplesmente Taffarel. O especialista em pegar pênaltis ficou na 10ª posição, sendo o primeiro brasileiro da lista, à frente de Dida e Júlio César.
Ex-goleiro do Atlético-MG, Taffarel somou 130 pontos, e desbancou nomes conhecidos como Lehmann e Barthez.
Taffarel chegou ao Galo como campeão do mundo de 94 e manteve o alto nível com a camisa do time de Minas. O goleiro deixou o clube quatro anos depois, para disputar a Copa do Mundo de 1998.
Jogando pelo alvinegro de Minas, Taffarel virou ídolo da torcida atleticana, conquistando três taças: o Campeonato Mineiro de 1995, a Copa Centenário de BH, em 1997, e o Copa Conmebol, no mesmo ano.
A segurança debaixo do gol, assim como a sua colocação dentro da pequena área fizeram com que o goleiro caísse nas graças da torcida. O grito "El, el, el, sai que é sua Taffarel" ficou conhecido nos jogos do Mineirão, e em Belo Horizonte, cidade em que o atleta foi homenageado como cidadão honorário.