O fracasso da Seleção Brasileira de Futebol na Copa das Confederações, na Coréia do Sul, custou o cargo do técnico Emerson Leão. Jornais e rádios do Brasil anunciaram a demissão do técnico durante o final de semana, o que foi confirmado pelo coordenador técnico Antônio Lopes antes do embarque de volta para o Brasil. O nome mais cotado para substituí-lo é o de Luis Felipe Scolari.
O Brasil fez cinco jogos na Coréia, perdeu dois, empatou dois e venceu apenas um. A França foi a campeã vencendo o Japão na final. O Brasil perdeu para a Austrália e terminou a competição em quarto lugar.
Na Coréia, tanto Leão quanto o coordenador técnico Antônio Lopes negaram que o técnico já tenha sido substituído. Leão recusou-se a falar sobre o assunto e Lopes afirmava que não sabe de nada.
No Brasil, Luis Felipe Scolari, técnico do Cruzeiro, que seria o substituto, também não quer falar de seleção, mas não desmente que tenha sido convidado. No Cruzeiro, já se fala em pedir para a CBF liberar Felipão para continuar técnico do time, mesmo que venha a assumir a seleção, permanecendo nos dois cargos.