Mesmo sem contar com Cristiano Ronaldo e Deco, a seleção de Portugal conquistou vaga na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Nesta quarta-feira, os portugueses derrotaram a Bósnia-Herzegovina por 1 a 0, na cidade de Zenica, pela repescagem das Eliminatórias europeias.
Portugal já havia vencido a partida de ida, em casa, também por 1 a 0. E nesta quarta, entrou em campo podendo até empatar para assegurar a classificação. Com o resultado, os portugueses participarão de sua quinta Copa do Mundo. Também estiveram em 1966, 1986, 2002 e 2006, quando ficaram na quarta colocação sob o comando o brasileiro Luiz Felipe Scolari.
Agora treinada por Carlos Queiroz, a seleção portuguesa teve dificuldade para carimbar o passaporte para o Mundial. Nas Eliminatórias, a equipe ficou na segunda colocação do Grupo 1, atrás da Dinamarca, que garantiu a vaga da chave. Com cinco vitórias e quatro derrotas, Portugal precisou passar pela repescagem para chegar à Copa.
A vaga foi assegurada no segundo tempo do confronto desta quarta-feira. O volante Raul Meirelles aproveitou cruzamento rasteiro da esquerda e, de frente para o goleiro, bateu no canto e marcou o gol da vitória portuguesa, aos 16 minutos.
A equipe portuguesa não contou com o atacante Cristiano Ronaldo, lesionado, na repescagem das Eliminatórias. O melhor jogador do mundo, segundo eleição da Fifa, voltou a treinar com bola nesta semana no Real Madrid, mas ainda não tem previsão para retornar aos jogos.