Futebol

Paraná se classifica com gol aos 48 do segundo tempo

13 mai 2001 às 19:35

A velha e jocosa frase do ex-presidente do Corinthians, Vicente Matheus, "o jogo só acaba quando termina", foi levada ao pé da letra pelos jogadores do Paraná Clube na decisão da semifinal com o Coritiba. Depois de estar perdendo por 2 a 0 até os 48 minutos do segundo tempo, foi buscar a classificação com um gol de Fernando Miguel.

A decisão do Paranaense será contra o Atlético, que teve a melhor campanha em todo o torneio e por isso jogará com a vantagem de três empates e fazendo a decisão em seu estádio, a Arena da Baixada.


A primeira surpresa do clássico entre Coritiba e Paraná foi a escalação escolhida pelo técnico Ivo Wortmann. O treinador decidiu mudar tanto na forma de jogar quanto nos jogadores. Ele promoveu as estréias do zagueiro Max Sandro e do atacante Leandro e optou por jogar com três zagueiros. A intenção era deixar o time mais ofensivo para buscar a vitória, pois o Coxa tinha que vencer por uma diferença de dois gols - o Paraná venceu a primeira partida por 3 a 1.


Em um primeiro momento,a tática de Wortmann deu certo e o Coritiba pressionou muito o Paraná no começo do jogo. Só não marcou porque o goleiro Marcos não permitiu. O Paraná só foi reagir depois de 20 minutos, quando começou também a pressionar o Coritiba e teve chances de marcar.


No segundo tempo, O Coritiba voltou com Evair no lugar de Leandro. O Coxa voltou pressionando e conseguiu abrir o placar aos 9 minutos, com Alexandre, que bateu de primeira depois de uma ajeitada de cabeça de Evair. Logo depois, Wortmann tirou Enilton para a entrada de Marquinhos Cambalhota. O primeiro chute a gol, mesmo torto, do Paraná Clube aconteceu apenas aos 18 minutos.


O gol que poderia ser da classificação do Coritiba aconteceu aos 31 minutos, quando Evair recebeu a bola na área e com tranquilidade parou e chutou para marcar. O atacante, em duas partidas, já é o novo ídolo do Coritiba, com boas participações em jogos decisivos.


Mas o jogo ainda não tinha acabado e o Paraná foi para o ataque, buscando o gol. O técnico Ivo Wortmann decidiu segurar o time e tirou Mabília para a entrada de Ataliba. Não deu certo. Aos 48 minutos, depois de um lançamento pela direita do ataque, na cobrança de uma falta por Lúcio Flávio, Fernando Miguel cabeceou para marcar o gol da classificação e deixar em festa a torcida do Paraná Clube, calando os coxas que já estavam cantando a vitória.


A primeira partida da final acontece no dia 20 e ainda não está certo o local, podendo ser no Pinheirão ou no Couto Pereira.


Coritiba 2 x 1 Paraná


Coritiba: Marcelo Cruz; Max Sandro, Paulo Roberto e Allan; Juliano, Reginaldo Nascimento, Alexandre, Mabília (Ataliba) e Fabinho; Leandro (Evair) e Enilton (Marquinhos Cambalhota). Técnico: Ivo Wortmann

Paraná: Marcos; Leandro Silva, Ilton, Ageu e Juninho; Elcio, Fernando Miguel, Lúcio Flávio e Reinaldo; Maurílio e Márcio. Técnico: Bonamigo


Continue lendo