O Museu do Futebol – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo localizada no Estádio do Pacaembu – lança sua nova exposição virtual na Plataforma Google Cultural Institute, sobre a história do futebol feminino no Brasil. Clique aqui para conferir.
A exposição é mais uma etapa do projeto Visibilidade para o Futebol Feminino que vem rendendo importantes conquistas ao Museu do Futebol, como a ampliação do público feminino e de seu acervo de referências sobre a modalidade.
"Graças a esse projeto hoje o Museu se orgulha de ter o maior acervo público sobre futebol feminino no país. Aproveitamos a oportunidade para mostrar um pouco do material que vem sendo pesquisado e digitalizado desde o início de 2015", conta Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol.
Leia mais:
Jogadores aprovam, mas logística afasta seleção da Granja Comary
Estudo estima aumento global de 76% dos casos de câncer até 2050
Diretoria do Flamengo conversa com Gabigol e cogita dar fim ao afastamento
Wendell já cogita volta, e São Paulo tem trunfo por lateral na Copa
Diferente das outras mostras virtuais já realizadas, exposição Visibilidade para o Futebol Feminino apresenta tanto as coleções digitalizadas quanto as intervenções realizadas no espaço expositivo do museu, servindo também de memória do próprio projeto. Para isso, os educadores gravaram vídeos que levam os internautas a refletir sobre o que conhecemos e como vivenciamos o futebol no Brasil, tal como ocorre durante as visitas educativas com o público presencial do museu.
Já a equipe de pesquisa do Centro de Referência do Futebol Brasileiro separou dentre os acervos digitalizados, histórias representativas da modalidade, cujos documentos só puderam ser revelados depois que o museu iniciou a campanha pela visibilidade do futebol feminino.
Um exemplo disso é a Rádio Mulher, que de 1970 a 1976 funcionou com uma equipe majoritariamente feminina (da motorista à locutora) e que marcou a primeira locução de um jogo de futebol feito por uma mulher no Brasil: Zuleide Ranieri narrou em 1972 uma partida entre Brasil e a antiga Checoslováquia.
O museu tinha tentado localizar Zuleide no início do ano, por conta do projeto, mas sem sucesso. Após a abertura da exposição, a locutora soube da iniciativa de digitalização de acervos e procurou a instituição. Parte desses documentos, assim como outras raridades, está disponível na exposição virtual. Ao todo, são 100 preciosidades, que vão dos primeiros times no Brasil às Copas do Mundo de Futebol Feminino.