A McLaren perdeu todos os pontos conquistados neste ano no Mundial de Construtores da Fórmula 1 de acordo com a decisão do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Já os pilotos que competem pela equipe, Lewis Hamilton e Fernando Alonso, não perderam os pontos e continuam na briga pelo título de pilotos.
Além de perder todos os pontos já conquistados, a equipe inglesa recebeu uma pesada multa de US$ 100 milhões, está impedida de pontuar nas últimas etapas do ano e terá de provar, antes do começo da temporada de 2008, que os novos carros não contêm nenhuma "propriedade intelectual" da Ferrari.
A equipe inglesa foi considerada culpada no caso de espionagem que envolveu seus funcionários. Segundo a FIA, Mike Coughlan, projetista-chefe da McLaren, recebeu documentos confidenciais de Nigel Stepney, engenheiro-chefe da Ferrari. Os dois foram demitidos após a descoberta do desvio de informações.
McLaren protesta - A Ferrari emitiu uma nota em que afirma: "Sob a luz de novas evidências, fatos e comportamentos de natureza extremamente grave e muito nocivos ao interesse do esporte foram demonstrados. A Ferrari está satisfeita que a verdade surgiu agora".
O veredicto final será publicado na sexta-feira (14). O diretor da McLaren, Ron Dennis, disse que a equipe vai esperar a publicação da decisão para decidir se entra com recurso.
"Nós acreditamos que temos base para apelação, mas, é claro, nós vamos esperar as conclusões da FIA que serão publicadas", disse Dennis. "A coisa mais importante é que nós vamos correr neste final de semana, no resto da temporada e na próxima temporada".
A quatro corridas do final do campeonato, os pilotos da McLaren lideram a competição. Lewis Hamilton, com 92 pontos, e Fernando Alonso, com 89, estão na frente dos pilotos da Ferrari, Kimi Raikkonen e Felipe Massa, que têm respectivamente 74 e 69 pontos.
A McLaren liderava o mundial de construtores, mas perdeu os 181 pontos conquistados. A Ferrari assumiu a liderança, com 143 pontos.
No domingo, os pilotos voltam às pistas para a corrida em Spa-Francorchamps, na Bélgica. O campeonato termina em Interlagos, São Paulo, no dia 21 de outubro. (Com informações são do globoesporte.com e da BBC Brasil).