Pesquisar

Canais

Serviços

Para eternizar!

Livro registrará trajetória do judoca Liogi Suzuki

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 out 2019 às 14:27
- Divulgação
Publicidade
Publicidade

Alunos, ex-alunos e admiradores do judoca Liogi Suzuki, 77 anos, organizam uma campanha de financiamento colaborativo para produção de um livro sobre a vida do atleta pioneiro do esporte no Paraná. Portador do 9º. Dan (grau) da modalidade, Suzuki é uma inspiração para praticantes e admiradores do judô e outras artes marciais.

Há mais de 70 anos pisa no tatame para enraizar as práticas e os valores do judô, que mais que um esporte, é uma filosofia de vida. "Ele ainda veste o kimono diariamente para ministrar suas aulas em Londrina. É esta a mensagem que o livro quer recuperar e preservar”, explica o professor Rogério Ivano, aluno de Suzuki e que lidera a campanha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele explica que livro tem o título provisório de "Liogi Suzuki, um caminho no judô” e será feito a partir de uma série de entrevistas com Sensei Suzuki. "Terá entre 100 e 120 páginas e já está com o patrocínio da impressão garantido por uma grande gráfica e editora da cidade. O valor desta vaquinha é para cobrir os custos de elaboração, tais como produção e edição das entrevistas, transcrição, revisão, diagramação - tudo feito por diferentes profissionais”, detalha, lembrando que a versão em ebook terá traduções em inglês e espanhol.

Leia mais:

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar

Imagem de destaque
Luis Guilherme

Joia brilha no fim, e Palmeiras vira de maneira heroica sobre Del Valle

Imagem de destaque
Libertadores

Flamengo perde na altitude com gols brasileiros e vê invencibilidade no ano cair


Atleta, gestor esportivo, professor, Liogi Suzuki é um mestre que reverencia outro mestre, Jigoro Kano, criador do judô kodokan, educador e promotor das Olimpíadas. Mas Sensei Suzuki também é pai de família, amigo e grande prosador; tem uma memória surpreendente e uma força de vontade que fez dele um sobrevivente, um renascido, um ressuscitado.


O objetivo dos admiradores do mestre é tornar o livro, ao lado do kimono, um item obrigatório na mochila dos judocas. "Através de uma rede de apoio formada por instituições, escolas, clubes e entusiastas, ele deve chegar ao maior número possível de praticantes, ex-praticantes e simpatizantes das artes marciais, principalmente do Estado do Paraná”, destaca. O grupo pretende dar especial atenção às crianças e adolescentes. "É a glória do passado como garantia de um futuro promissor”, pontua Ivano.

Se o valor da campanha for ultrapassado, todo o recurso será usado para a impressão de mais livros, tradução para o japonês, envio de exemplares e melhorias no dojo, entre outras ideias. A campanha está aberta neste link. Atualmente, a campanha alcançou 45% do seu valor total.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade