O Joinville-SC goleou o Brasiliense-DF por 4 a 1, nesta segunda-feira, em Taguatinga (DF) e definiu os dois primeiros acessos no Campeonato Brasileiro da Série C - a terceira divisão nacional. Um deles é o próprio clube catarinense, líder isolado do Grupo F com 10 pontos. O vice-líder Ipatinga-MG, com nove, também está garantido, com duas rodadas de antecedência, na Série B em 2012. Eles não podem mais ser alcançados por Chapecoense-SC, com dois, e Brasiliense, com um.
O que chamou a atenção é que justamente o chamado "grupo da morte" foi definido rapidamente. Os quatro times eram considerados fortes. As duas próximas rodadas servirão apenas para definir o líder do grupo que vai decidir o título da temporada contra o primeiro colocado do Grupo E.
Neste último jogo da quarta rodada da segunda fase, o Brasiliense precisava vencer de todo jeito. Tanto que tentou ser agressivo, mas acabou sendo vítima da velocidade e dos contragolpes do time catarinense, que marcou com Raphael, contra, Ronaldo Capixaba (2 vezes) e Lima. O experiente Ruy fez o gol do time candango.
No Grupo E, a situação ainda está estranha depois de tantas reviravoltas nos tribunais. A eliminação do Rio Branco-AC e a inclusão da Luverdense-MT ainda gera polêmicas e ameaças de liminares. O clube acreano promete recuperar a vaga na Justiça Comum, tanto que não dispensou os seus jogadores. O América-RN, se sentindo prejudicado, pretende pedir à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que paralise a competição até uma definição final.
Por enquanto, o CRB-AL lidera com sete pontos, seguido pelo Paysandu-PA, com três, América-RN, com um, e Luverdense, ainda sem jogar, com nada. Os jogos da equipe de Mato Grosso estão marcados e o primeiro deles será nesta quarta, em Maceió, contra o líder CRB. Depois recebe o Paysandu, no próximo domingo, e sai contra o América-RN, no dia 26.