Os principais favoritos a avançar na última fase preliminar da Liga Europa não decepcionaram ao entrar em campo nesta quinta-feira. Inter de Milão, Lazio, PSV, Athletic de Bilbao e Liverpool estão entre os que venceram e vão com vantagem para os jogos de volta dos confrontos que definem 31 dos times que estarão na fase de grupos da competição. A próxima rodada de partidas acontece na próxima quinta-feira.
Na Romênia, a Inter de Milão teve Maicon e Philippe Coutinho entre os titulares e Juan entrando no segundo tempo para vencer o Vaslui por 2 a 0. Cambiasso fez o primeiro gol do jogo e Palácio ampliou. Julio Cesar, em baixa, nem foi inscrito na competição. O jogo marcou a partida de número 800 do argentino Javier Zanetti com a camisa da Inter de Milão. O capitão da equipe está no clube italiano há 17 temporadas.
Outro time grande que tem que se contentar em disputar a Liga Europa é o Liverpool, que teve dificuldades para vencer, fora de casa, o Hearts, da Escócia. O time anfitrião teve mais chances de gol, mas acabou batido com um gol contra de Webster, a 12 minutos do fim da partida. O brasileiro Lucas ficou no banco do time inglês.
Atual vice-campeão do torneio, o Athletic de Bilbao estreou com uma goleada por 6 a 0 sobre o HJK, da Finlândia, na Espanha. Os dois principais jogadores do elenco, Martinez e Llorente, não jogaram, pois negociam suas transferências para Bayern de Munique e Juventus, respectivamente. Aduriz, Susaeta (duas vezes cada), Pérez e Iraola marcaram. Os visitantes não deram um chute a gol sequer.
Outra goleada nesta quinta-feira veio com o PSV, que venceu o Zeta, de Montenegro, por 5 a 0, fora de casa. Na Eslovênia, o Mura não conseguiu segurar a Lazio, que venceu por 2 a 0, com gols de Hernanes e Klose.
Estreante na Liga Europa, o Anzhi, da Rússia, venceu o AZ, da Holanda, por 1 a 0, com gol de Traoré. Dos times vindos de países com mais tradição no futebol, só outros dois não venceram: o Newcastle, que empatou em 1 a 1 com o Atromitos, na Grécia, e o Sporting, que ficou no mesmo placar com o Horsens, na Dinamarca.