O técnico Roy Hodgson anunciou nesta quarta-feira uma lista de 23 jogadores convocados para defender a Inglaterra na Eurocopa, que será realizada entre 8 de junho e 1.º de julho, na Polônia e na Ucrânia. Entre os nomes chamados está o do zagueiro John Terry, do Chelsea, enquanto o defensor Rio Ferdinand, do Manchester United, foi descartado e não disputará a competição.
A convocação de Terry já era esperada, mas a situação do jogador na seleção inglesa passou a ficar mais delicada depois que ele foi acusado de racismo pelo irmão de Rio, Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers. Por causa do ocorrido, o jogador do Chelsea perdeu a braçadeira de capitão da Inglaterra no início de fevereiro.
Na época, a decisão tomada pela FA (Associação de Futebol da Inglaterra) provocou o pedido de demissão do técnico Fabio Capello, que discordou da medida imposta contra Terry. Substituto do italiano no cargo, Hodgson seguiu dando espaço ao zagueiro na seleção, embora ele tenha perdido a braçadeira de capitão. O novo capitão inglês ainda não foi determinado, mas o posto está entre Steven Gerrard, Frank Lampard e Scott Parker.
Já Rio Ferdinand, cujo irmão acusa Terry de racismo, está sem defender a seleção inglesa desde junho do ano passado e, ao ficar ausente da Eurocopa, completará um ano sem jogar pelo seu país.
A convocação de Hodgson trouxe 11 nomes que defenderam a Inglaterra na última Copa do Mundo, entre eles o do atacante Wayne Rooney, chamado mesmo estando proibido de defender a seleção nos dois primeiros jogos da Eurocopa. O astro do Manchester United terá de cumprir suspensão de duas partidas após ter sido punido por sua expulsão na rodada final das Eliminatórias da competição.
Com isso, Danny Welbeck (Manchester United), Jermain Defoe (Tottenham) e Andy Carroll (Liverpool) brigarão por duas vagas no ataque titular para as partidas contra França e Suécia, que serão as duas primeiras dos ingleses nesta Eurocopa.
Entre as novidades da lista, destaque para a presença do atacante Alex Oxlade-Chamberlain, de apenas 18 anos, que disputou apenas seis jogos pelo Arsenal no último Campeonato Inglês. Outro jogador que terá chance de ao menos fazer parte do grupo da Inglaterra na Euro será o goleiro John Ruddy, do Norwich, que aos 25 anos é um novato na seleção.
Antes de estrear na Eurocopa no dia 11 de junho, contra a França, a Inglaterra fará amistosos contra Noruega, no dia 26 de maio, em Oslo, e contra a Bélgica, em 2 de junho, no Estádio de Wembley, em Londres.
Confira os convocados da Inglaterra para a Eurocopa:
Goleiros: Robert Green (West Ham), Joe Hart (Manchester City) e John Ruddy (Norwich).
Defensores: Gary Cahill (Chelsea), Ashley Cole (Chelsea), Leighton Baines (Everton), Phil Jones (Manchester United), John Terry (Chelsea), Joleon Lescott (Manchester City) e Glen Johnson (Liverpool).
Meio-campistas: Gareth Barry (Manchester City), Stewart Downing (Liverpool), Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea), James Milner (Manchester City), Scott Parker (Tottenham), Ashley Young (Manchester United) e Theo Walcott (Arsenal).
Atacantes: Wayne Rooney (Manchester United), Danny Welbeck (Manchester United), Jermain Defoe (Tottenham) e Andy Carroll (Liverpool).