Futebol

Hoje é dia de guerra na Baixada

08 abr 2001 às 12:26

Ainda com a derrota no primeiro turno do Campeonato Paranaense atravessada na "garganta", o Atlético pega o Coritiba, às 16h, no Estádio Joaquim Américo, em Curitiba, com vontade de "triturar" o adversário. Já o alviverde não quer ficar para trás e prepara a cama para o rubro-negro. O Coritiba em três jogos na Baixada conseguiu duas vitórias e um empate.

O clima do Atletiba está quente desde sexta-feira, quando o Atlético anunciou a contratação do lateral esquerdo Rubens Júnior, ídolo coritibano na temporada de 98. Os coxas admitem que o primeiro round é atleticano, mas é em campo que pretendem dar a resposta, sem dó nem piedade.


Como a guerra de nervos começou, a Polícia Militar já está preparada para evitar encrencas entre as torcidas organizadas. O comando da PM determinou 800 policiais para o clássico, sem contar com os fiscais da URBS e policiais cívis. Foram colocados 20 mil ingressos à venda, sendo que apenas dois mil serão destinados aos coritibanos.


Acredita-se que desta vez os torcedores ficarão nos eixos, já que os torcedores da Império Alviverde, a maior torcida do coxa, não irão assistir o jogo ao vivo. Por iniciativa de sua diretoria, os associados assistirão a partida através de um telão, na sede da organizada, no Alto da Glória. O jogo vai ser mostrado no sistema "pay per view", da Net.


O líder do Estadual, com 33 pontos, não tem problemas para enfrentar o quinto colocado, com 18 pontos. O técnico Flávio Lopes definiu a equipe atleticana após a eliminação do Guarani, pela Copa do Brasil, na última quinta-feira. Ele não irá fazer nenhuma modificação, Valdir vai ser mantido como volante ao lado de Donizetti Amorim e o comando de ataque fica entregue a Alex Mineiro e Kléber.


O meia Adriano, autor de um dos gols na vitória contra o Guarani confessa que não esqueceu do último Atletiba. "Tivemos três atletas expulsos, perdemos o jogo e ainda fraturei o pé. Por isso a vitória para nós é importante. Queremos deixar claro que temos uma equipe disposta a ser campeã paranaense".


Enquanto o Atlético aproveita a vantagem da primeira colocação, o Coritiba vai trabalhar duro para recuperar os pontos perdidos na primeira fase do campeonato. Animado com as seguidas vitórias no interior e em casa, o Alviverde vai atacar o Rubro-Negro pensando em se aproximar dos líderes.


"Nosso pensamento é um só. Queremos a vitória a todo custo pois assim teremos condições de brigar pelo título e conquistar mais a confiança de nossa torcida", disse o volante Ataliba, que reassumiu sua posição de titular.


O zagueiro Danilo, 20 anos, entra no lugar de Allan, suspenso por cartões amarelos, e que vinha substituindo o zagueiro Pícoli, machucado e vetado pelo Departamento Médico nas últimas partidas.


Caso seja confirmado, essa será a primeira partida dele na Baixada. "Vou procurar fazer o máximo dentro de campo, caso seja escalado para esse clássico", disse o zagueiro, que é natural de Mirassol, no interior paulista.


Mesmo sem ter definido seu companheiro de zaga, Edinho Baiano, um dos mais experientes do grupo, acredita em uma boa participação Alviverde. "Estamos nos empenhando ao máximo e queremos uma boa vitória".


O técnico Ivo Wortmann pode confirmar novamente o atacante Juliano, que teve boas participações nas partidas em que foi escalado. "Com ele o time fica mais agudo, pois tem grande presença na área", elogiou Wortmann.


Ficha técnica:


Atlético: Flávio; Alessandro, Nem, Igor e Fabiano; Donizetti Amorim, Valdir, Adriano e Kléberson; Alex Mineiro e Kléber. Técnico: Flávio Lopes


Coritiba: Marcelo Cruz; Patrício, Edinho Baiano, Danilo (Pícoli) e Anderson; Ataliba, Reginaldo Nascimento, Fabinho e Mabília (Da Silva); Marquinhos e Juliano. Técnico: Ivo Wortmann


Árbitro: Oscar Roberto Godoi


Estádio: Joaquim Américo, em Curitiba

Horário: 17h


Continue lendo