Gum poderia ter sido expulso no meio da segunda etapa. Não foi. Não foi para ser o herói da vitória do Fluminense sobre o São Paulo, neste domingo, no Maracanã. O zagueiro marcou, aos 44 do segundo tempo, o gol que garantiu a virada por 2 a 1 do Tricolor carioca sobre os reservas do paulista.
A pressão do Fluminense, desesperado para se distanciar da zona de rebaixamento, deu resultado. Rafael Sobis já tinha acertado uma bola na trave e depois bateu o escanteio que encontrou a cabeça do zagueiro Gum, que quase recebeu cartão vermelho minutos antes.
O árbitro Marcio Chagas da Silva conduzia bem a partida e acertava na aplicação dos cartões. Mas não mostrou o vermelho para Gum, que já tinha amarelo, após carrinho em Lucas Evangelista. No início do jogo, o time reserva do São Paulo surpreendeu com uma bela troca de passes. Jadson e Fabrício clarearam o lance no meio e a bola chegou até João Schmidt, que deu lindo toque de calcanhar para Welliton abrir o placar.
Jean, campeão brasileiro em 2008 pelo São Paulo, mostrou qualidade e persistência para empatar. Primeiro, dominou com estilo e eficiência um longo lançamento de Wágner. Dentro da área, chutou no travessão. A bola sobrou para Samuel, que arriscou de longe, Denis vacilou e após novo toque na trave, ela se ofereceu para Jean. De cabeça, o volante empurrou para o gol.
A briga contra o rebaixamento vai continuar, mas o Fluminense de Dorival Júnior respira com a segunda vitória consecutiva.