Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Entenda a lesão

Entorse no tornozelo sofrida por Neymar é comum no futebol e recuperação varia conforme gravidade

Emerson Vicente - Folhapress
24 nov 2022 às 20:30
- Lucas Figueiredo/CBF
Publicidade
Publicidade

A entorse no tornozelo é uma das lesões mais comuns no futebol. Ela ocorre quando há uma distensão no ligamento, ou seja, ele recebe uma força maior do que suporta.


Foi o que ocorreu com Neymar na partida contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24), na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar. O Brasil venceu por 2 a 0, e o camisa 10 foi substituído aos 34 minutos do segundo tempo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O Neymar teve uma entorse. O lance, visto na TV, fica bem claro. Foi um trauma direto, em que o joelho do jogador da Sérvia fez um movimento ocasionando a entorse. Apresentou inchaço, iniciamos tratamento imediatamente. Agora, é aguardar 24, 48 horas, para ter uma ideia mais claro", afirmou Rodrigo Lasmar, chefe médico da delegação brasileira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Kauan Basile

Agenciado por Neymar, atacante do Santos é fenômeno mundial aos 12 anos

Imagem de destaque
Ousado?

Filipe Luís testa Flamengo com até dois a menos e tem trocas para expulsões

Imagem de destaque
Planejamento

São Paulo já prepara reserva de gramado pensando em shows de 2025

Imagem de destaque
Desde julho

Corinthians quase dobra aproveitamento no Brasileirão com Ramón Díaz


"Essa distensão faz a inversão do pé. Quando é para dentro, chamamos eversão. No caso do Neymar foi inversão. Machuca o ligamento porque estende mais do que está suportando. Se forçasse mais, aí romperia", explica o médico Eduardo de Melo Moreira, do Hospital Sírio-Libanês, especialista em cirurgia do pé e tornozelo.

Publicidade


A parte lateral do tornozelo é composta por uma estrutura com três ligamentos: talo fibular posterior, talo fibular anterior e talo calcâneo. Em geral, os dois últimos são os mais acometidos pela lesão. A entorse acaba causando um edema na região, que incha e fica dolorida.


São três tipos de entorse, leve, moderada e grave. Essa classificação depende de um exame clínico realizado pelo médico.

Publicidade


"Em um caso grave, pode ser necessário passar por cirurgia. Em um caso moderado, a recuperação leva de três a quatro semanas. No leve, em uma semana ou dez dias, pode voltar a jogar. Coloca uma faixa, um estabilizador no tornozelo, e dá para jogar", diz o médico.


O tratamento deve ocorrer à base de anti-inflamatórios e aplicação de compressa de gelo no local da lesão. O jogador também deve passar por um repouso de 24 a 48 horas. Fisioterapia também ajuda na recuperação. Dependendo do caso, é feito um exame de imagem para uma avaliação mais precisa. Isso geralmente ocorre se houver uma dor persistente no local da lesão.

Publicidade


Para Moreira, no caso de Neymar, o fato de ele já ter sofrido outras entorses pode ser um complicador. "Ele já deve ter tido muitas entorses, então acaba agravando um pouco porque o tornozelo fica um pouco instável."


ENTENDA A ENTORSE

Publicidade


O QUE É

Ocorre quando o ligamento do tornozelo sofre um alongamento maior do que ele suporta. O pé gira para dentro por causa do peso do corpo, comprometendo o ligamento

Publicidade


SINTOMAS

Dor e inchaço. A região também pode ficar roxa, com um edema

Publicidade


TRATAMENTO

Anti-inflamatórios e compressas de gelo. Em alguns casos, o médico imobiliza o local com uma tala. Dependendo da gravidade, há a necessidade de cirurgia


RECUPERAÇÃO

Varia conforme a gravidade. Se for leve, o jogador está recuperado em até dez dias. Caso seja moderada, pode levar de três a quatro semanas. Se for grave, o tempo é prolongado

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade