Depois de sete jogos, o Coritiba finalmente voltou a vencer no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, pela 27.ª rodada. No Couto Pereira, a equipe aproveitou a irregularidade do Santos na competição para fazer 1 a 0 e finalmente se reencontrar com a vitória. O gol de Julio César, já no segundo tempo, garantiu também o primeiro triunfo do técnico Péricles Chamusca no comando do time paranaense.
O resultado distanciou o Coritiba das últimas posições e garantiu que a equipe não terminará a rodada na zona de rebaixamento, já que subiu para a 14.ª posição, com 34 pontos, cinco à frente do Vasco, 17.º. Na próxima rodada, os paranaenses terão pela frente o Vitória, neste sábado, às 18h30, no Barradão.
Por outro lado, o Santos teve mais um dia para esquecer em meio à inconstância que é sua campanha neste Brasileirão e sofreu a segunda derrota seguida, após perder no domingo para a Portuguesa. Oitavo colocado, com 36 pontos, o time de Claudinei Oliveira também volta a campo no sábado, quando terá pela frente a Ponte Preta, no Pacaembu, às 21 horas.
O JOGO - O começo foi animado. Pelo lado santista, Bruno Peres tentou logo no primeiro minuto, de longe, e jogou por cima. Mas a primeira grande chance da partida foi do Coritiba, aos três. Robinho avançou pela direita e achou Alex com lindo lançamento. O meia, sozinho, cabeceou bem, mas Aranha fez grande defesa.
As emoções do início, no entanto, não se repetiram no decorrer do primeiro tempo, que teve o Coritiba com mais posse de bola e o Santos tentando criar suas oportunidades nos contra-ataques. Cícero tentou duas vezes de fora da área, nos melhores momentos santistas da etapa inicial, mas esbarrou na falta de pontaria e no goleiro Vanderlei.
Bastou uma desatenção do Santos na marcação, no entanto, para o Coritiba criar sua melhor oportunidade. Depois de muito rodar a bola na intermediária adversária, o time paranaense quase marcou quando Julio César recebeu dentro da área, dominou e encheu o pé. A bola explodiu no travessão de Aranha. Já nos acréscimos, Luccas Claro aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou rente à trave.
O Coritiba voltou para o segundo tempo disposto a aumentar a pressão e passou a encurralar o Santos no campo de defesa. Aos três minutos, Julio César perdeu boa chance. Dois minutos depois, foi a vez de Alex, de bicicleta, quase marcar. Depois, Luccas Claro novamente levou perigo após cobrança de escanteio.
De tanto insistir, o Coritiba finalmente abriria o placar aos 17 minutos. Quando o Santos tentou se mandar ao ataque, foi a vez do time paranaense explorar o contra-ataque. Victor Ferraz arrancou pelo lado direito e cruzou na medida para Julio César, que aproveitou falha de marcação de Edu Dracena e bateu sem chances para Aranha.
Mesmo com o gol, o Coritiba seguia melhor, quase sempre buscando Julio César, que fazia ótima partida e incomodava muito a defesa adversária. Aos 32, ele quase marcou em cobrança de falta de longe, que passou perto do travessão. Dois minutos depois, Júnior Urso recebeu enfiada de bola e, sozinho, dentro da área, bateu em cima de Aranha, na última oportunidade do jogo.