A 6ª rodada do Brasileirão trouxe mais uma mudança de treinadores. O Coritiba anunciou na manhã desta segunda-feira (8) a demissão de Marquinhos Santos do comando da equipe, que em seis jogos teve apenas uma vitória e cinco derrotas. Agora, a diretoria apostará em Ney Franco, um velho conhecido da torcida para fazer com que o Coxa saia da zona de rebaixamento.
Vindo de passagens por Ipatinga, Flamengo e Botafogo, Ney Franco chegou ao Coritiba em 2009 em situação semelhante à da equipe atualmente: na zona da degola. Com a derrota para o Internacional, a equipe alcançou sua quarta derrota consecutiva no Brasileirão, o que pesou ainda mais a instabilidade quanto à permanência de Marquinhos Santos no cargo. Uma reunião na manhã desta segunda-feira selou a queda de Marquinhos.
Em 2009, Ney Franco não evitou que o Coxa fosse rebaixado à Série B no ano seguinte. Porém, treinador foi responsável por comandar uma reconstrução da equipe em 2010, quando ajudou o clube a conquistar o Campeonato Paranaense e a Série B de 2010.
Após deixar o clube paranaense em 2010, o técnico assumiu o comando da Seleção Brasileira Sub-20, na qual conquistou o Campeonato Sul-Americano e o Campeonato Mundial de 2011 da categoria. Antes de retornar ao Couto Pereira, Ney Franco ainda esteve à frente das equipes de São Paulo, Vitória, além de uma passagem do Flamengo. Desde o fim de 2014, quando não evitou que o Vitória caísse para a Série B, Ney Franco estava sem clube.