Futebol

Comitê do Pan comenta incidentes na competição do judô

23 jul 2007 às 09:12

O Comitê Organizador do XV Jogos Pan-americanos divulgou neste domingo uma nota à Imprensa sobre o incidente ocorrido à tarde, durante as competições do judô no Complexo Riocentro. Veja abaixo a íntegra do comunicado:

"O Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) lamenta os incidentes ocorridos na tarde deste domingo, dia 22, no Pavilhão 4A do Complexo Esportivo do Riocentro, durante a disputa da competição de judô, logo após o confronto entre a brasileira Érika Miranda e a cubana Shiela Espinosa, pela disputa do ouro na categoria até 52Kg. O Comitê Organizador informa também que já solicitou à gerência do CO-RIO no Riocentro e à gerência do CO-RIO na instalação esportiva da modalidade a apuração dos fatos para que possam ser tomadas medidas corretivas ou punitivas, se necessário. O CO-RIO reafirma sua defesa intransigente do fair play no esporte e repudia toda e qualquer ação que quebre o ambiente de congraçamento entre os povos, que é um dos pilares dos Jogos Pan-americanos."


Durante a competição deste domingo, a brasileira Erika Miranda foi derrotada no golden score pela cubana Sheila Espinosa, na categoria até 52kg. Revoltados com o resultado, os torcedores vaiaram e jogaram objetos no juiz da luta.

Mas a confusão se deu na área reservada, onde, após provocações do técnico cubano, o ex-judoca brasileiro Aurélio Miguel se desentendeu com a ex-jogadora de vôlei cubana Regla Torres - que assistia aos combates - dando início à confusão. Grandes atletas da história de Cuba, como o ex-boxeador Teófilo Stevenson, tomaram as dores e entraram no empurra-empurra. A Força Nacional de Segurança foi obrigada a intervir na confusão.


Continue lendo