O ex-ciclista Lance Armstrong revelou nesta quinta-feira, por meio de seu Twitter, que devolveu a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000. O americano, banido do esporte por conta de doping, anunciou que a láurea já está em posse do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc) e que a mesma logo será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
Logo depois do anúncio de Armstrong, o chefe de comunicações do Usoc, Patrick Sandusky, confirmou que a medalha foi realmente entregue.
- O COI e o Usoc tinham pedido que a medalha fosse devolvida. O Usoc combinou em como devolver a medalha para o COI - disse o dirigente.
Após Armstrong admitir em janeiro o uso de substâncias proibidas durante sua carreira, o COI decidiu retirar a medalha que o ciclista ganhara em Sydney na prova do contrarrelógio. O pedido foi feito por carta, mas somente agora a mesma foi devolvida. Até então, o americano não havia se pronunciado sobre o caso.
Na segunda-feira, durante sua assembleia em Buenos Aires, na Argentina, o COI informara que Armstrong ainda não tinha feito a devolução.
Depois de ampla investigação do Comitê Antidoping dos EUA (Usada), Armstrong acabou confessando o uso de substâncias proibidas ao longo da carreira. Banido do esporte, ele perdeu seus sete títulos da Volta da França, obtidos entre 1999 a 2005.