O Atlético-PR conquistou nesta terça-feira a sua primeira vitória na Copa Libertadores da Americano. Pelo Grupo 1, o time rubro-negro derrotou o Libertad (PAR) por 1 a 0 no Estádio da Arena, em Curitiba.
O gol da vitória foi marcado aos 12min da etapa final pelo atacante Maciel. Alan Bahia lançou Maciel, que fintou o zagueiro e chutou na entrada da área de perna esquerda para superar o goleiro González.
Com a vitória sobre o Libertad, o Atlético-PR assumiu a segunda posição do grupo com quatro pontos, apenas dois a menos que o líder América de Cali, que tem 100% de aproveitamento.
O time paranaense poderá ter a chance de assumir a liderança na terceira rodada, no dia 10, quando enfrentará o líder América, em Cali, na Colômbia.
O jogo
O Atlético começou pressionando muito nos primeiros dez minutos, com o Libertad todo fechado na defesa. A primeira chance clara de gol aconteceu aos nove minutos, quando Aloísio driblou um marcador na entrada da área e chutou para fora. Pouco depois, Fernandinho deu um bonito passe de calcanhar para Rodrigo Souto arriscar de longe, para fora.
Ambos os times demonstravam muita vontade, com fortes marcações e saídas rápidas para o ataque. Aos 20min, o zagueiro Baloy chutou de muito longe e quase surpreendeu o goleiro González, já que a bola desviou num marcador e passou raspando o travessão.
O Libertad, porém, teve duas boas chances no meio da etapa inicial. Na primeira, Ortiz bateu de fora da área e Diego não deu rebote. Em seguida, Samudio cabeceou no canto esquerdo do goleiro atleticano, mas a bola saiu.
Além da dificuldade de se infiltrar na área do time paraguaio, o Atlético-PR foi prejudicado pela arbitragem argentina em dois lances em que foi marcado impedimento, quando, na verdade, Aloísio estava em posição legal. Mas aos 30min, em cruzamento de Jancarlos pela direita, Denis Marques cabeceou no canto esquerdo do goleiro, que salvou com a ponta dos dedos.
As jogadas pela direita eram a melhor opção do Rubro-Negro, principalmente nos cruzamentos de Jancarlos. Num deles, a melhor chance: Denis Marques errou a cabeçada, a bola bateu em Aloísio e sobrou para Denis, que chutou, mas foi atrapalhado por uma intervenção providencial dos paraguaios.
No fim da etapa, o Libertad aproveitou dois erros da defesa atleticana e quase abriu o placar, mas a bola acabou indo para fora.
Como o gol não saiu no primeiro tempo, o técnico Casemiro Mior colocou o Furacão mais ofensivo na etapa final, lançando o atacante Marciel na vaga do volante Rodrigo Souto.
E a substituição deu certo. Aos 12min, depois de um lançamento longo de Alan Bahia, Marciel colocou a bola entre as pernas de De Vaca e botou a bola no ângulo esquerdo de González: 1 a 0.
Dois minutos depois, a defesa rubro-negra falhou mais uma vez. Samudio entrou de cara para Diego, mas deu um toque sutil para fora. O erro do Atlético foi recuar depois do gol.
Como o Libertad começava a dominar o jogo, os atleticanos passaram a abusar das faltas. E, por contusão, Aloísio deixou o campo para a entrada de Jorge Henrique.
O gol do Libertad estava amadurecendo e só não aconteceu aos 36min porque Diego salvou o Furacão após uma cabeceada de Samudio.
E numa das poucas boas jogadas do Rubro-Negro no segundo tempo, a arbitragem o prejudicou novamente, ao assinalar impedimento inexistente de Fernandinho, que chegou a marcar o gol.
Depois de um segundo tempo de muita pressão adversária, o Atlético segurou o resultado até o fim e conquistou a sua primeira vitória na Libertadores, assumindo a segunda posição do grupo A.