Até mesmo uma derrota por uma diferença de um gol leva o Atlético Paranaense às quartas-de-final da Copa do Brasil. O desafio do rubro-negro na noite desta quarta-feira, às 20h30, é a Portuguesa de Desportos, no Estádio do Canindé, em São Paulo. Se passar por essa fase, o adversário na fase seguinte deve ser o Corinthians, que goleou o Flamengo-PI por 8 a 1 no jogo de ida.
A Portuguesa já enfrentou Atlético 30 vezes. O time paulista tem uma larga coleção de vitórias: 14. Os clubes empataram 11 vezes. O rubro-negro conseguiu apenas cinco resultados positivos, com 27 gols pró e 40 contra. Há dois anos, as equipes se enfrentaram na Copa do Brasil. No primeiro encontro uma vitória atleticana, no Estádio do Pinheirão: 5 a 2. No segundo, as equipes empataram em 2 a 2, no Estádio do Canindé.
A vantagem para o jogo de volta foi conquistada na primeira partida, quando os atleticanos venceram por 3 a 1, no Estádio Joaquim Américo, em Curitiba. Nesse jogo o zagueiro Igor e o atacante Cléber, ex-Coritiba, foram expulsos depois de se agredirem.
Igor cumpre suspensão automática. O técnico Flávio Lopes definiu João Miguel como substituto. Ele vai jogar ao lado de Nem, que está voltando de uma suspensão. "A Portuguesa vai jogar em cima da nossa defesa. Eles tentarão tirar uma diferença que nós fizemos na Baixada. Entro no time em um momento muito importante e com a responsabilidade de ajudar na manutenção do nosso time na Copa do Brasil", explica João Miguel.
Fabiano retorna como titular contra a Portuguesa. No último domingo o lateral esquerdo ficou na reserva de Rubens Júnior. Mas o seu substituto não agradou no primeiro tempo contra o Malutrom e Fabiano recuperou seu espaço no time atleticano.
Atlético: Flávio; Alessandro, Nem, João Miguel e Fabiano; Valdir, Donizetti Amorin, Adriano e Kléberson; Alex Mineiro e Kléber. Técnico: Flávio Lopes
Árbitro: Leo Feldman-RJ
Estádio: Canindé, em São Paulo
Horário: 20h30