A eliminação do Grêmio pode acarretar mudanças no comando da comissão técnica. Após a queda para o Independiente Santa Fe, com derrota por 1 a 0 no El Campín, o técnico Vanderlei Luxemburgo pode deixar o cargo. O presidente Fábio Koff, logo após a eliminação na Libertadores, afirmou que espera a delegaão gremista para uma conversa em Porto Alegre e não garantiu o treinador. Além disso, criticou as atuações recentes do time. Internamente, a pressão é grande para que o técnico deixe o cargo.
Na avaliação geral, a diretoria deu condições para que Luxemburgo pudesse ir longe na Libertadores. Contratou jogadores de peso e investiu alto no semestre, mas o resultado não veio. Perguntado se manteria Luxa, o presidente tricolor disse que a situação ainda será analisada em entrevista na Rádio Bandeirantes.
- Vamos pensar melhor amanhã, fizemos um esforço grande para montar essa equipe, e posso dizer que os resultados precisam ser melhores. A Libertadores não nos animou. Não jogou em nenhum momento o futebol que nós esperamos - disse, antes de comentar a eliminação:
- Faz parte do futebol. Grêmio não jogou uma boa partida. Talvez tenha sido uma das apresentações mais fracas. Não teve ambição de ganhar, ficou atrás e abdicou da vontade e da disposição de ganhar. Lutou, brigou contra o tempo e um adversário tecnicamente inferior. Foi uma vitória justa do Santa Fe - avaliou.
Na visão do mandatário tricolor, Luxemburgo fez um bom trabalho no Grêmio em 2012. Além disso, outro ponto favorável para sua permanência seria o conhecimento em jogar o Brasileirão de pontos corridos. Por outro lado, integrantes do Conselho de Administração manifestam publicamente descontentamento com as atuações recentes do clube gaúcho. A delegação gremista só desembarca na capital gaúcha no final da noite desta sexta-feira.
- É uma pergunta difícil de responder agora (Se Luxemburgo fica). Vamos examinar, ele fez um trabalho muito bom no período no Grêmio. Ainda que alguns resultados ficaram aquém da expectativa. A soma é positiva. (...) Vamos esperar a volta da delegação, quero ouvir a comissão técnica, já que não pude viajar, que era minha vontade. Toda avaliação que nós fizermos com emocionalidade afetada, pode não repetir em juízo equilibrado. Vamos esperar, temos tempo. Vamos ver, pensar, ver com tranquilidade, com calma. O fato inegável é que o Grêmio não jogou uma boa partida - completou.
O Grêmio agora volta para Porto Alegre e estreia no Brasileirão no dia 26, contra o Náutico, na Arena.