É a terceira vez que acontece, mas ainda é uma surpresa: mais uma vez o América-MG derrotou um adversário da parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e continua vivo na briga contra o rebaixamento. A vítima dessa vez foi o Botafogo, que perdeu por 2 a 1 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), nesta quarta-feira, pela 35ª rodada.
Apesar da vitória, o América ainda é o vice-lanterna da competição, agora com 34 pontos. Mas o clube que passou 21 rodadas seguidas no último lugar e só subiu uma posição na última rodada, terá mais um jogo complicado no próximo sábado - contra o São Paulo, no Morumbi. O Botafogo fica em quinto com 55 pontos, mas vê as chances de título minguarem e mesmo a vaga na Libertadores é incerta com essa fase. Seu próximo adversário é o Internacional, no domingo, no Engenhão.
O primeiro tempo começou equilibrado entre um futebol seguro com muito toque de bola do América e ataques ferozes do Botafogo, que ameaçou com perigo desde os primeiros minutos. O gol saiu aos 34 minutos, após uma saída de bola errada do time carioca. A bola sobrou para Fábio Júnior, que tentou uma ofensiva pela direita e foi parado por um pênalti de Jefferson, que ainda levou o cartão amarelo. A cobrança de Kempes na sequência foi forte e no meio do gol, firme e segura como o futebol que o América apresentou em toda a primeira etapa.
O Botafogo até reagiu após o gol, mas de forma desorganizada e desesperada, o que só serviu para fragilizar ainda mais sua defesa. A consequência disso foi rápida e não podia ser diferente: aos 40 minutos, Kempes tentou avançar em jogada individual, mas foi contido por Marcelo Matos que até conseguiu desviar a bola. Só que o seu colega Gustavo deixou a sobra passar e a bola chegou justamente nos pés de Fábio Júnior, que não teve dificuldade alguma em marcar o segundo do time da casa, para desespero dos botafoguenses.
No segundo tempo, o Botafogo voltou para o campo com a cabeça fria e duas mudanças no time: Herrera no lugar de Elkeson e Everton na vaga de Cortês. O futebol mudou e já aos 18 minutos Loco Abreu recebeu passe de Renato na área, tirou Neneca com classe e chutou com leveza para o fundo das redes, marcando para o clube do Rio de Janeiro.
O gol deu nova vida aos jogadores alvinegros, que passaram a acreditar na vitória ainda mais após Gilson derrubar Maicosuel e ser expulso. Mas mesmo em desvantagem numérica, o time de Givanildo Oliveira se fechou, segurou o placar e conquistou a terceira vitória seguida.