Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Vice campeão da fórmula 2

Chance de piloto brasileiro estrear na Fórmula 1 passa por futuro de Bottas

Julianne Cerasoli - Folhapress
26 ago 2024 às 13:00

Compartilhar notícia

- Reprodução/Instagram
Publicidade
Publicidade

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto tem chances de estar no grid da Fórmula 1 como titular na próxima temporada, mas a equipe Sauber ainda não definiu qual caminho vai tomar em um ano que será de transição para eles: ou apostam em um novato como o atual vice-líder da Fórmula 2, ou tentam manter alguma continuidade em uma equipe que vem passando por muitas mudanças enquanto se prepara para se tornar o time de fábrica da Audi em 2026.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Confira a programação

Autódromo de Londrina recebe provas da Nascar Brasil, Copa Truck e Ultimate Drift

Imagem de destaque
Veículo de luxo

Ferrari da família e autografada por Schumacher vai à venda por R$ 1,6 mi

Imagem de destaque
Primeiro vencedor brasileiro

Lucas Moraes faz história com vitória inédita do Brasil no Rali Dakar

Imagem de destaque
Movimentação da economia

Autódromo de Londrina vai sediar mais de 50 eventos automobilísticos em 2024

A equipe passou por mudanças importantes recentemente, com a saída de Andreas Seidl e a chegada de Mattia Binotto para liderar a operação da Audi na F1, e a contratação de Jonathan Wheatley, parte importante para o sucesso da Red Bull, como chefe de equipe.

Publicidade


A administração anterior queria dispensar os dois pilotos atuais da Sauber, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, mas nas últimas semanas, o nome especialmente do finlandês ganhou mais força, já que ele traz continuidade no trabalho em uma equipe que vem recebendo muitos profissionais de outros times e que contará também com Nico Hulkenberg ano que vem.


O próprio Bottas dizia em junho que preferia não ficar na equipe à qual se juntou há três anos. Mas agora que as outras vagas remotamente possíveis para ele estão fechadas, a questão é ficar ou não na F1.

Publicidade


Na Sauber, depois dos meses de tentativa de atrair Carlos Sainz, houve uma sondagem para entender a situação de Liam Lawson, mas a Red Bull descartou emprestá-lo, até porque pretende promover o neozelandês na próxima temporada. Eles fizeram o mesmo com a Alpine, querendo saber quais os planos para Jack Doohan, que foi confirmado como titular pelo time francês semana passada.


Imagem
Medalhista de bronze em Paris, judoca Rafael Silva visita colégio e inspira estudantes em Rolândia
Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris, em 2024, o judoca Rafael Silva, conhecido como "Baby", visitou, na manhã desta quinta-feira (22), o Colégio Estadual Souza Naves, em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina).


Publicidade

Bortoleto planeja testar com F1 nos próximos meses


É aí que entra o nome de Bortoleto, que é ligado à McLaren, mesmo ele sendo o menos experiente de todos os jovens pilotos que estão potencialmente no mercado. Não coincidentemente, o UOL Esporte apurou que o brasileiro fará pelo menos seus primeiros testes privados de F1 nesta segunda metade do ano e segue seu trabalho no simulador da McLaren, com a possibilidade de fazer um treino livre, embora isso ainda não tenha sido definido.

Publicidade


O plano inicial de Bortoleto era fazer dois anos de F2 e intensificar os testes privados no segundo ano, mas é claro que ele quer aproveitar qualquer oportunidade que apareça. Seu projeto de carreira tem sido feito de maneira sólida, com um bom orçamento, o que inclusive lhe dá a chance de ser agenciado pela A14 Management, de Fernando Alonso. E os resultados na F2, com boas pontuações nas corridas principais, fazendo com que ele seja o melhor estreante da temporada no momento, também ajudam.


Mas o mercado está deixando claro que é muito importante para as equipes de F1 no momento que os pilotos tenham quilometragem com os carros da categoria e que seu rendimento e retorno técnico nos testes e nas sessões de simulador sejam fortes. E isso tem sido até mais valorizado do que o resultado nas categorias de base.

Publicidade


Prova disso está nas escolhas que as equipes fizeram até agora. Estão confirmados no grid em 2025 Oliver Bearman e Jack Doohan, que não têm títulos na F3 ou F2, mas impressionaram nos testes privados que fizeram neste ano. O mesmo aconteceu com Kimi Antonelli, que deve ser confirmado nesta semana como titular na Mercedes para 2025 e fará a primeira sessão de treinos livres do GP da Itália, como confirmado por Toto Wolff neste domingo em Zandvoort. E também com Lawson, embora ele já tenha algumas corridas de experiência na própria F1.


Circula no paddock a informação de que a decisão na Sauber pode sair antes mesmo do GP do Azerbaijão, que será realizado daqui a três semanas.

Publicidade


SARGEANT PODE NÃO TERMINAR A TEMPORADA?


A batida do piloto norte-americano por um erro durante o terceiro treino livre, em um momento bastante inoportuno para a Williams, que testava seu maior pacote de atualizações do ano, irritou bastante a direção da equipe e o deixou em uma situação ainda mais delicada internamente.


Já havia a possibilidade de Sargeant ser dispensado antes do GP da Holanda e ser substituído por Mick Schumacher, reserva da Mercedes. Mas também é verdade que o histórico do alemão não é dos mais positivos em relação à quantidade de batidas que ele sofreu quando era titular pela Haas.


"Gostaria muito que Mick tivesse essa chance, porque não vimos o verdadeiro Mick. Você não ganha a F4, F3 e F2 e não tem uma boa performance na F1. Acho que ele merece uma chance. Mas a decisão é do James [Vowles, chefe da Williams]", disse Toto Wolff, completando que ceder Antonelli não está nos planos da equipe porque "é melhor para ele completar o programa de testes que vem fazendo."


E também surgiu a possibilidade de que Lawson seja emprestado, mas isso só aconteceria a partir do GP do Azerbaijão e não está definido, embora Christian Horner tenha dito em Zandvoort que a Red Bull "estaria aberta" a uma oferta. Para o ano que vem, a Williams já definiu que Carlos Sainz será o companheiro de Alex Albon.


Imagem
Londrina tem dia mais frio do ano com 4,2ºC, diz Simepar
Londrina registrou mais uma vez o dia mais frio do ano nesta segunda-feira (26), com 4,2ºC às 6h45, conforme o meteorologista do Simepar
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade