Outubro é marcado pelas comemorações do Dia da Criança, celebrado no dia 12, e da Semana do Livro e da Biblioteca, de 23 a 29, Dia Nacional do Livro. Para entrar no clima do mês do Livro e da Leitura embarcando no universo literário, as escolas municipais estão promovendo atividades de leitura para seus alunos. Serão realizadas feiras de livros e contação de histórias feitas por professores do município. As ações são incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação e serão intensificadas durante a Semana do Livro com diversas atividades.
Segundo a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Mariangela Prata Bianchini, o exercício literário é importante para que as crianças e jovens tomem gosto e adquiram o hábito da leitura. "Os livros ajudam no desenvolvimento e formação das crianças ao propiciar uma facilidade maior em ler, escrever e interpretar. Da mesma forma, a relação com este universo contribui para que tenham uma melhor percepção de vida como um todo."
A Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, na zona norte, é uma das instituições que vão promover práticas pedagógicas de incentivo à leitura na semana que vem. No dia 9 será realizada uma feira de livros que contará com a participação de pais e alunos de séries diferentes. Haverá também uma peça teatral apresentada pelos estudantes. "Estimular a leitura é necessário para mostrar às crianças o quanto é bom e gostoso ler livros, afinal, através deles é possível obter conhecimentos diversos e viajar sem precisar sair do lugar", argumenta a coordenadora pedagógica Ronise Vitor Barbosa. Ela diz que a participação da família neste processo é essencial para enriquecer a educação das crianças.
Palavras Andantes
Um dos pilares para a promoção da leitura em escolas públicas de Londrina é o projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que começou em 2002. A finalidade do projeto é promover a formação do leitor e a formação continuada do professor, buscando valorizar o profissional que trabalha desenvolvendo oficinas em bibliotecas, uma vez que este fica responsável em estabelecer estratégias para que a mediação de leitura aconteça na escola. Durante a semana os alunos participam da Hora do Conto, além de serem incentivados a frequentar a biblioteca da escola e a emprestar livros para leitura.
Ao longo dos anos de projeto a média de leitura dos alunos da rede municipal de ensino de Londrina cresceu mais de 790%, fator que motiva sua continuidade na formação de professores ministrantes de oficinas nas bibliotecas em todos os âmbitos: a relação do leitor e a leitura; biblioteca no contexto escolar; ambientação da biblioteca escolar; acervo das bibliotecas; o fazer pedagógico neste ambiente, entre outros aspectos. As estratégias pedagógicas utilizadas no projeto Palavras Andantes foram reconhecidas nacionalmente com a conquista do Prêmio Viva Leitura, em 2008.