A jornada heroica de Perseu é um conto inspirado no mito "Perseu e a górgona Medusa", uma compilação grega sem autoria certa (séc II a.C.), que traz relatos desde as origens do universo até a Guerra de Tróia.
O livro publicado pela Editora Mundo Mirim conta em 32 páginas, a trajetória do mítico Perseu, que passa por incríveis aventuras e inúmeros perigos. Destacando o episódio em que confronta a terrível Medusa, quando sua coragem é posta à prova.
Essa situação limite vivida pelo personagem provoca importantes reflexões sobre como viver a relação medo-coragem. Em tempos de bullying, de agressões crescentes na escola e de exacerbada violência urbana, torna-se fundamental dialogar com as crianças e jovens sobre como é que se constrói a coragem.
Fazer filosofia para (e com) crianças e jovens seria, em princípio, um exercício inviável. O autor da obra Adriano Messias teve o desafio de recontar as alegorias e não descaracterizá-las de modo a preservar a história. A estrutura literária deste reconto – cuja narrativa é apresentada na forma de um diálogo platônico atualizado, em que narrador e personagem contam e comentam sobre a história – ajuda o público a se aproximar das ideias propostas nos textos.
Este reconto estimula no leitor o gosto pela filosofia além de auxiliar na luta contra o bullying, trazendo uma história de coragem e superação para crianças e jovens.
Os mitos podem ajudar a entender as dimensões profundas da existência humana, tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo. A história de Perseu e Medusa é um dos clássicos que influenciam parte do pensamento humano até nossos dias.
A história tem elementos narrativos que a aproximação da linguagem dos super-heróis: dinamismo, ação, valentia, enfrentamento do desconhecido e de monstros. Já as ilustrações têm um estilo dinâmico, próprio dos quadrinhos e filmes de heróis.
Ficha Técnica:
Editora Mundo Mirim
Autora: Adriano Messias
Ilustrador: Manny Clark
Indicação: Leitor em processo (9 a 10 anos)
Número de Paginas: 32
Preço: R$ 29,90
Sobre o autor: Adriano Messias é mineiro de Lavras (MG), mas vive em São Paulo capital. Escreveu mais de 30 livros para crianças e jovens, recebeu prêmios e menções literárias e já teve títulos selecionados para o Catálogo de Bolonha. É formado em Letras e Jornalismo e tem mestrado em Comunicação. Em seu doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), estuda o fantástico na literatura e no cinema, sobretudo os monstros. Além de ser tradutor e adaptador de obras variadas, Adriana Messias também realiza palestras e está sempre viajando pelo Brasil.
Sobre o Ilustrador: Manny Clark é especializado em desenho clássico e acadêmico e domina diferentes técnicas, como anatomia, luz e sombra, perspectiva, composição, cor e aerografia. Seus trabalhos incluem escultura, cartoons, mangás, pintura e óleo e ilustração digital. Atua tanto no mercado publicitário, criando storyboards e ilustrações, quanto no editorial, desenhando para HQs e livros infantis e juvenis.