A Arquidiocese de Londrina lança na sexta-feira, 12 de dezembro, a Biografia de Dom Albano Cavallin. O evento será no Auditório da Paróquia São Vicente de Paula, na Avenida Madre Leônia Milito, 545, no Parque Guanabara, às 20h.
O livro "Dom Albano Cavallin, o Bispo Catequista e contador de Historinhas" foi escrito pelo jornalista Bruno Maffi, editor e pauteiro na TV Tarobá, que já foi repórter no jornal Folha de Londrina e assessor de imprensa da Mitra Arquidiocesana de Londrina. A biografia é ilustrada por fotos do repórter fotográfico Marcos Zanutto, da Folha de Londrina, e por quadrinhos do designer Murilo Oliveira.
O livro foi escrito entre 2011 e 2013. Mais de 70 horas de gravação de áudio foram registradas para a construção do texto. Os jornalistas viajaram com Dom Albano passando por todos os locais onde o Arcebispo Emérito trabalhou, como Brasília, Curitiba, Guarapuava e Lapa.
Na biografia é possível verificar pontos importantes da história da Igreja Católica no Paraná e no Brasil. Dom Albano foi responsável por atividades de relevância nacional, como a coordenação da tradução do Catecismo da Igreja Católica e da Bíblia na edição da CNBB. O religioso foi Arcebispo de Londrina de 1992 a 2005, quando se aposentou. Foi Bispo da Diocese de Guarapuava e Bispo Auxiliar de Curitiba, onde trabalhou como Pároco na Catedral Nossa Senhora da Luz. De 1979 a 1995 ele coordenou o Setor Catequese na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo responsável pelo conteúdo de formação de todas as crianças brasileiras no período.
No lançamento, o Arcebispo Emérito deve comentar os principais pontos de sua biografia, como quando fundou a Pastoral Carcerária, durante o período da Ditadura no Brasil, em 1964, e o trabalho com o Movimento sem Terra, em Guarapuava, no oeste do Estado.
O músico Roney Marczak vai apresentar as canções sacras preferidas pelo Arcebispo Emérito, em solos de violino. As fotos do jornalista Marcos Zanutto estarão em exposição no dia do lançamento.
Os livros poderão ser adquiridos a R$ 20,00. Toda a renda desta primeira edição será destinada à Toca de Assis, congregação religiosa presente em Londrina e orientada por Dom Albano, que se dedica ao acolhimento de moradores de rua.
Os pontos de venda a partir do dia 13 de dezembro são: Livraria Livros e Livros, Livraria Dom Geraldo e Livraria Angelus, todas no centro de Londrina. O evento de lançamento será repetido em Guarapuava e em Curitiba, em janeiro do próximo ano.