O jornalista e escritor José Antonio Pedriali lança nesta sexta (15), o livro "Dalton Paranaguá e a construção do futuro". O lançamento será a partir das 19 h, no Hotel Bourbon, em Londrina.
'Dalton Paranaguá e a construção do futuro' conta a trajetória de Dalton Fonseca Paranaguá como médico, secretário de Saúde do Paraná durante o governo Paulo Pimentel e prefeito de Londrina, cargo que exerceu de 1969 a 1973.
O título, explica o autor, foi escolhido para sintetizar as ações de Paranaguá na vida pública, que não se extinguiam no presente, mas se destinavam a abrir o caminho do futuro.
Pedriali mostra as ações de Paranaguá como secretário de Saúde de 1966 a 1968, o desenvolvimento do amplo programa de medicina preventiva e de combate a moléstias contagiosas e doenças tropicais, comandado por ele.
Paranaguá também foi o responsável pelo fim do bicho-barbeiro e a diminuição dos casos de tuberculose. Entre suas obras como secretário está o Sanatório de Londrina, que daria lugar ao Hospital Universitário.
Como prefeito, Paranaguá inovou. Tanto no estilo informal – foi o primeiro prefeito a despojar-se do paletó e da gravata, por exemplo – quanto na velocidade que impunha às suas decisões e ao alcance dessas decisões.
Nos dois primeiros anos de governo ele construiu mais salas de aulas do que o município possuíra até então. A revitalização do Lago Igapó foi iniciada por ele. A retirada da linha férrea do centro da cidade também foi iniciativa dele, assim como a utilização da água do Rio Tibagi para o abastecimento de Londrina. O Ginásio de Esportes de Londrina foi construído por ele. Todas as favelas – eram oito – foram erradicadas durante a administração dele, que deu impulso a um amplo programa de construção de casas populares. A saúde – sua especialidade – recebeu atenção como nunca, afirma o jornalista.
O primeiro Pronto-Socorro municipal de Londrina foi criado por Dalton Paranaguá.