Literatura

Laurentino Gomes lança livro "1889" no Catuaí Shopping

25 nov 2013 às 12:08

A queda do império e a proclamação da República são temas do livro "1889" que o autor paranaense Laurentino Gomes lança nesta quinta-feira, dia 28, na Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping, em Londrina. A obra, editada pela Ed. Globo, com 416 páginas, é resultado de três anos de pesquisas e completa a trilogia sobre a História do Brasil. Laurentino Gomes já havia lançado os livros "1808" e "1822".

Editado pela Globo Livros, com 24 capítulos e ricamente ilustrado, "1889" contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do País, em um relato cativante que explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista. "É quase impossível entender o Brasil de hoje sem estudar essas três datas, que marcam a construção do Estado brasileiro durante o século XIX", destaca o autor.


O livro é uma grande reportagem, na qual o autor combina análises mais profundas a respeito do tema com detalhes pitorescos, bem humorados e surpreendentes dos personagens e acontecimentos desse período.


Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira - dois na categoria Melhor Livro Reportagem e dois como Livro do Ano de Não-Ficção. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras.
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, Laurentino Gomes é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras.

Serviço:
Lançamento do livro "1889", bate-papo e autógrafos com o jornalista Laurentino Gomes
Quando: 28 de novembro (quinta-feira), às 19h30
Onde: Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping de Londrina (Rod. Celso Garcia Cid, km 377, Gleba Palhano, tel. 43-3294-8300 / 3339-8181, Londrina-PR)
Quanto: Entrada franca


Continue lendo