O Festival Literário de Londrina (Londrix), que está comemorando sua décima edição, começa na próxima sexta-feira (5). Às 8h00, no Cemitério de Automóveis, será ministrada a oficina "Viagem à Duna", com presença do palestrante Herman Schmitz. O evento terá como tema a famosa série de livros "Duna", criada pelo escritor norte-americano Frank Herbert. "Essa oficina dará enfoque à literatura de ficção científica e fantasia. Para os jovens, será maravilhoso, pois eles adoram esses temas", ressaltou a diretora do festival e professora de Literatura, Christinne Viana. Às 17h30, na Concha Acústica, ocorrerá a apresentação do projeto "Poesia in Concert", que mistura música e poesia.
O festival deste ano vai até o dia 14 de setembro e sua programação oferece uma variedade de atrações. As oficinas, por exemplo, tratarão de diversos assuntos diferentes: Além de "Duna", haverá quatro eventos dessa natureza, que versarão sobre os temas da construção física de
livros, percepção e exploração vocal, o corpo como poesia e pedagogias arte-educativas.
Outras atrações são os lançamentos de obras de autores regionais, feiras de livros, debates com escritores convidados, a exposição Poesia e Imagem e espetáculos de música e teatro. "Nós buscamos explorar nas outras artes as interfaces que elas têm com a Literatura. Uma das peças de teatro, por exemplo, chama-se ‘O Fio de Ariadne’, e explora a mitologia grega", explica Christinne.
Tradição
O Londrix nasceu em 2005, com os objetivos de estimular a cena literária londrinense, incentivar a produção dos escritores locais, promover debates sobre a Literatura e formar leitores. "Ações como o Sarauzinho (contação de histórias para alunos das escolas da cidade) e os Assaltos Literários buscam despertar o interesse do público para a Literatura", disse a diretora do festival.
A iniciativa do evento partiu dos escritores Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes, da editora Christinne Vianna e da livreira e jornalista Denise Gentil. Hoje, o Londrix está entre os projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Cultura e conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Outro apoio vem da Universidade Estadual de Londrina, que contribui fornecendo curadores para o festival, alocando espaços para a realização de eventos (como debates e venda de livros locais) e ajudando na organização da campanha "Leia Londrina".
O Londrix vem se consolidando cada vez mais em nível regional. "Recebemos visitantes de Cambé, Rolândia, Presidente Epitácio e outras cidades.
Neste ano, realizaremos ações em Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis", contou Christinne. Além disso, a edição atual contará com a presença de convidados como os escritores paranaenses Cristóvão Tezza e Miguel Sanches Neto.
Tudo isso contribui para solidificar o festival como uma tradição londrinense."Desde a primeira edição, tivemos uma receptividade e um carinho muito grande, que continuam a crescer", contou Christinne.