A 9ª edição do Festival Literário de Londrina (Londrix) terá como destaque na programação desta quarta-feira (6), uma palestra antropológica com Domingos Pellegrini que irá falar sobre as questões que envolvem a herança genética e cultural dos brasileiros. A palestra "Ser Negro" tem como objetivo fomentar discussões sobre a diversidade, não somente étnica, mas também cultural. O debate, que começa às 20h30, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103), também será uma homenagem à memória da líder do movimento negro em Londrina, Dona Vilma, mais conhecida como Yá Mukumby, assassinada em agosto deste ano.
Outro destaque é o debate com o mexicano Juan Pablo Villabos e o paulistano Joca Reiners Terron. O tema será "Bem longe Bem Perto: conexões literárias entre Brasil e México". O encontro acontece no mesmo local, a partir das 19h30.
Durante o debate os dois romancistas discutem com o professor Frederico Fernandes a produção contemporânea nos países latinos americanos, além de debaterem sobre seus novos romances: "Se Vivêssemos em um Lugar Normal" e "A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-neves".
A programação do Londrix traz palestras, performances, shows, leituras, feira de livros, assim como mesas de debate. Para consultar a programação completa, acesse o site oficial do Festival.