Cerca de 3,6 mil candidatos fazem as provas para o Vestibular EaD 2016 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), neste domingo (5). No total serão 31 cidades paranaenses que receberão os candidatos. A instituição oferta 2.620 vagas para nove cursos de graduação e tecnólogo na modalidade a distância. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 8h e fechados às 8h30. As provas iniciam às 9h, com três horas e meia de duração.
Para o acesso aos locais de provas, os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição com a foto e a fotocópia do documento de identificação colados, juntamente com o original do documento de identidade. Será permitido apenas o uso de caneta esferográfica com tinta azul-escura ou preta, escrita grossa e de material transparente. Celulares serão acondicionados em embalagens fornecidas pelos fiscais.
As provas serão divididas em duas etapas. Na etapa de Conhecimentos Gerais, todos fazem a mesma prova com 56 questões, valendo 3.360 pontos. A segunda etapa consiste na elaboração de uma Redação, com valor de 670 pontos. Poderão ser cobrados os gêneros textuais ‘carta de reclamação’, ‘carta resposta à reclamação’, ‘texto de opinião dissertativo-argumentativo’, ‘notícia’ ou resumo. Os gabaritos serão divulgados em 6 de fevereiro, às 17h.
Leia mais:
No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL
Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná
UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022
UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS
Cursos
O Vestibular EaD 2016 da UEPG oferta vagas para os cursos de bacharelado em Administração Pública; licenciaturas em Computação, Educação Física, Geografia, História, Letras Português/Espanhol, Matemática e Pedagogia; e tecnólogo em Gestão Pública. Somente no caso das licenciaturas, 50% das vagas são ofertadas para professores em exercício na rede pública de ensino. A outra metade é aberta à comunidade.
Dos 3.618 candidatos, 548 se inscreveram às 446 vagas da cota reservada a professores em exercício na rede pública de ensino. Pedagogia, no polo de Ponta Grossa, tem a maior concorrência. São 391 inscritos para 50 vagas. A concorrência é de 7,820 candidatos por vaga. A relação completa da proporção candidato/vaga está publicada em www.cps.uepg.br/ead.
Cidades
Das 31 cidades onde haverá provas, Ponta Grossa reúne o maior número de candidatos. Depois, vem Curitiba, com 222 candidatos no Colégio Estadual Xavier da Silva; Lapa, com 212 inscritos, que farão provas no Colégio Estadual General Carneiro; São Mateus do Sul, 195 candidatos, lotados no Colégio Estadual São Mateus; e Apucarana, 190 vestibulandos, distribuídos no Colégio Estadual Polivalente.
A UEPG ainda realiza provas em Telêmaco Borba, no Colégio Estadual Wolff Klabin, com 98 candidatos; em Colombo, com 80 inscritos distribuídos na Escola Municipal Padre Durval Secchi; Assaí, 67 inscritos, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco; Cerro Azul, 59 inscritos, no Colégio Estadual Princesa Isabel; Ipiranga, 58 inscritos, no Colégio Estadual Dr. Claudino dos Santos; Pontal do Paraná, com 53 inscritos, na Escola Municipal Professora Anita M. Vernalha; Siqueira Campos 45 inscritos, na Escola Estadual Professor Segismundo A. Neto; e Reserva, com 40 vestibulandos, no Colégio Estadual Manoel Antônio Gomes.
A relação ainda inclui Faxinal, com 39 inscritos, no Colégio Estadual Érico Veríssimo; Goioerê, 39 inscritos, provas no Colégio Estadual Polivalente; Prudentópolis, 37 inscritos, no Colégio Estadual General Carneiro; Congoinhas, 36 inscritos, no Colégio Estadual Aídes N. da Silva; Jacarezinho, 34 inscrições, no Colégio Estadual Rui Barbosa; Umuarama, 34 candidatos, no Colégio Estadual Paulo A. Tomazinho; Pato Branco, 29 candidatos, no Colégio Estadual Professor Agostinho Ferreira; Bandeirantes, 26 inscritos, no Colégio Estadual Cyriaco Russo; Cruzeiro do Oeste, 21 inscritos, no Polo UAB/Cruzeiro do Oeste; Cândido de Abreu, 21 inscritos, no Colégio Estadual Cândido de Abreu; e Sarandi, 14 candidatos, com provas na Escola Municipal Sagrada Família.