Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vestibular

Segundo dia da Fuvest tem Bowie, Nobel e xadrez

Agência Estado
09 jan 2018 às 11:31
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

David Bowie, Prêmio Nobel e xadrez foram o pano de fundo de algumas das 16 questões do segundo dia de provas da Fuvest. Candidatos a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) responderam nesta segunda-feira, 8, a testes de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Conhecida por mesclar diferentes áreas do conhecimento em uma mesma questão, a prova surpreendeu professores de cursinho pela pouca interdisciplinaridade.

"Na Matemática não tem interdisciplinaridade nenhuma. É uma prova bem tradicional. Havia certa interdisciplinaridade entre Química e Biologia, mas bem tímida", diz Daniel Perry, coordenador do Anglo, para quem a prova de Física, com longos enunciados e até uma questão sobre o Prêmio Nobel do ano passado, foi a mais complicada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o coordenador-geral do Etapa, Edmilson Motta, a pouca conexão entre disciplinas segue tendência do ano passado. Essa característica do teste, diz, pode atrapalhar quem tem grandes dificuldade em temas específicos. "Para o candidato com horror à Matemática, não teve como escapar."

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja fotos e vídeos

No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL

Imagem de destaque
Vestibular de Verão

Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Seu nome está na lista?

UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022

Imagem de destaque
Veja os detalhes

UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS


A disciplina foi a que mais desafiou os estudantes, segundo o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius de Carvalho Haidar. "A prova cobrou probabilidade (na questão de xadrez), tema em que o pessoal tem mais dificuldade." No teste de Geometria, era necessário, ainda, boa visão espacial, diz Haidar.

Publicidade


Já a prova de História, que trazia elementos intertextuais como um mapa do século 19 e até a letra de uma canção de David Bowie, foi elogiada. "Na primeira fase não perguntaram nada de Império nem República e ontem a prioridade foi essa", diz Fernando Rodrigues, professor do Cursinho da Poli


Abstenção

A Fuvest registrou nesta segunda-feira 8,1% de abstenção. O índice é o menor desde 2009. Nesta terça-feira, 9, os candidatos fazem provas sobre disciplinas específicas ligadas à carreira escolhida. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade